Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2014

Planos de saúde coletivos têm aumento de até 73% em um ano
Nove em cada dez planos tiveram reajustes com índices acima da inflação. Média de reajustes foi de 11% enquanto a inflação ficou em 6,28%.
Planos de saúde coletivos têm aumento de até 73% em um ano
Foto: g1.globo.com

Os planos de saúde coletivos tiveram aumentos de até 73% em um ano, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Nove em cada dez planos reajustaram as mensalidades com índices acima da inflação no último ano.
A média de reajustes foi de 11%, enquanto a inflação ficou em 6,28%. O levantamento do Idec aponta que dez planos tiveram reajustes muito superiores, variando de 32% até 73%. Isso afeta diretamente quase 21 mil consumidores. Segundo o Idec, os reajustes acima da inflação atingem um número muito maior: 3,3 milhões de usuários.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) só limita os aumentos de planos individuais, mas hoje 80% dos planos são coletivos e a maioria deles reúne até 30 pessoas. A ANS discorda do estudo e disse que é um erro comparar o reajuste dos planos à inflação, porque o setor de saúde tem demandas específicas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir