Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2014

Conheça os robôs que participam da RoboCup 2014, em JP
Evento acontece desde sábado (19) em João Pessoa. Competições chegam ao fim nesta quinta-feira (24)
Conheça os robôs que participam da RoboCup 2014, em JP
Foto: g1.globo.com

A RoboCup 2014, que acontece em João Pessoa, reúne robôs de equipes de 45 países que fazem tarefas domésticas, dançam, jogam futebol, resgatam sobreviventes em desastres e até falam sobre temas sérios. As competições terminam nesta quinta-feira (24), mas o evento segue na sexta com um encontro entre estudantes, pesquisadores e professores. Confira abaixo alguns dos robôs que podem ser vistos durante o evento:

Lisa, a humanoide brasileira
A robô humanoide brasileira Lisa joga futebol na categoria TeenSize (tamanho adolescente). Desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o protótipo não chegou às finais da competição. Na estreia (vídeo), Lisa foi derrotada por 5 a 0 por uma equipe do Irã. Segundo o grupo, ela enfrentou problemas técnicos durante a partida. No vídeo, é possível ver o robô sozinho em campo, mas sem conseguir sequer tocar na bola. Durante a competição, ela ainda chegou a perder de 11 a 1 para a Alemanha. Apesar dos resultados ruins, o grupo da UFU considerou a participação na RoboCup como uma ótima forma de aprender e evoluir na robótica.

ToBI, o ajudante doméstico

O robô alemão ToBI pode detectar acidentes e auxiliar em emergências domésticas. Quando o robô percebe que alguém caiu ou está acenando para ele, ele vai até o acidentado, fotografa o acidente e pergunta se ele quer que chame uma ambulância. Bastante prestativo, o robô também pode pegar algo que o dono precise, como água ou um kit de primeiros socorros. A equipe da Bielefeld University compete na liga @Home (em casa, em português) e programa o protótipo também para realizar outras tarefas domésticas, como recolher objetos deixados na mesa após uma festa.


AMIGO, o dançarino

Desenvolvido na Eindhoven University of Technology, na Holanda, o robô AMIGO dança músicas como "Macarena", "Cabeça, ombro, joelho e pé" e "Gangnam Style" para chamar a atenção do público. O objetivo é conseguir o voto popular em uma das tarefas da liga que disputa, a @Home. Assim como ToBI, ele também realiza tarefas domésticas, como buscar objetos que o dono pedir ou atender a porta. Segundo o português Luis Ferreira, que faz parte do grupo, o robô participou de sua primeira competição em 2011. A previsão é de que ele chegue ao mercado em aproximadamente 8 anos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir