Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Juiz que aceitou habeas corpus de manifestantes critica
Siro Darlan explicou decis�o em rede social, na quinta-feira (25). Mesmo se condenados, pena seria cumprida em liberdade, disse ele.
Juiz que aceitou habeas corpus de manifestantes critica
Foto: g1.globo.com

O desembargador Siro Darlan, que aceitou o pedido de habeas corpus de 23 manifestantes denunciados pelo Minist�rio P�blico, se pronunciou na noite de quinta-feira (24) em uma rede social sobre a pr�pria decis�o de colocar o grupo em liberdade � momentos antes de tr�s deles deixarem o pres�dio. O magistrado da 7� C�mara Criminal criticou a "cultura do aprisionamento que levou o Brasil ao terceiro lugar do encarceramento mundial" e escreveu que a den�ncia do Minist�rio P�blico � "exclusivamente [sobre] o delito de quadrilha armada".
De acordo com Darlan, a pena m�xima para tal acusa��o seria de quatro anos e, ainda assim, eles cumpririam o castigo em liberdade. No caso dos 23, por terem bons precedentes, a condena��o deveria ser substitu�da por penas alternativas. "Assim sendo o que justifica manter presas pessoas que ainda que condenados [sic], permanecer�o em liberdade?"

Pouco depois da publica��o do texto, Camila Jourdan, Igor D"Icarahy e Elisa de Quadros, a Sininho, deixaram o Complexo Penitenci�rio de Gericin�, em Bangu, na Zona Oeste. Dos 23 beneficiados pelos habeas corpus de Darlan, o trio era o �nico que ainda n�o havia sido liberado do pres�dio. Outros 18 que estavam foragidos tamb�m tiveram a pris�o anulada pela liminar do desembargador.
Somente dois dos denunciados pelo MP continuam presos, mas eles respondem por outro crime: F�bio Raposo e Caio Silva s�o acusados de provocar a morte do cinegrafista Santiago Andrade, em protesto em fevereiro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir