Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

CNV diz que coronel aparece em foto do acidente que matou Zu
Imagem foi apresentada nesta sexta (25) pela Comiss�o da Verdade. Para presidente da CNV, foto refor�a hip�tese participa��o militar na morte.
CNV diz que coronel aparece em foto do acidente que matou Zu
Foto: g1.globo.com

A Comiss�o Nacional da Verdade (CNV) recebeu nesta sexta-feira (25) foto que, segundo a comiss�o, mostra o coronel Freddie Perdig�o no local do acidente de carro que causou a morte da estilista Zuzu Angel em 1976, no Rio de Janeiro. Para a CNV, a imagem refor�a a hip�tese de participa��o das for�as militares no acidente. Perdig�o morreu na d�cado de 90. A foto foi levada � comiss�o por Cl�udio Guerra, ex-delegado do Departamento de Ordem

Pol�tica e Social (Dops) do Esp�rito Santo.

Parte da foto havia sido mostrada por Guerra em depoimento � comiss�o na �ltima quarta-feira. No entanto, a imagem, ampliada, mostrava apenas o rosto da pessoa que, segundo a CNV, � o coronel, sem deixar claro o local. Na vers�o original apresentada nesta sexta, a fotografia mostra a pessoa pr�xima ao carro de Zuzu momentos ap�s o acidente em t�nel na Zona Zul do Rio. Guerra informou que o coronel teria lhe contado que participou do planejamento da morte da estilista.

De acordo com o presidente da CNV, Pedro Dallari, o colegiado ainda vai tentar entender as circunst�ncias do acidente. "Esta � uma foto que n�o estava no inqu�rito. Provavelmente foi produzida pela per�cia e ficou guardada [�] Para o estado brasileiro j� existe a vincula��o reconhecida da morte Zuzu Angel [com o reguime militar], mas esta foto refor�a o envolvimento das For�as Armadas com a morte dela. At� hoje eles negam isso", disse.

Conhecida por seu trabalho como estilista, Zuzu Angel incomodava as for�as do estado durante a ditadura militar (1964-1985) devido a sua busca pelo filho desaparecido em 1971, Stuart Angel. Ex-estudante de economia e professor, Stuart foi l�der do Movimento Revolucion�rio 8 de Outubro (MR-8), que atuava contra o regime.

"A Zuzu Angel passou a ter proje��o internacional e virou uma presen�a inc�moda para o regime, o que motivou que quisessem faz�-la sumir. Mas como ela era uma pessoa p�blica, n�o poderia ser de uma forma que a associassem a sua morte ao regime", declarou Dallari.
Ao depor � CNV, Cl�udio Guerra informou que o coronel Freddie Perdig�o, apontado como mandante de v�rios crimes da ditadura, teria lhe dito, na d�cada de 1980, ter preocupa��o com fotos feitas com ele no local do acidente que matou Zuzu Angel. "Ele narrava para mim que ele tinha planejado, obedecendo a ordens, essa simula��o do acidente dela. E ele estava preocupado porque achava que a per�cia tinha fotografado imagem dele sem querer", explicou.

Base do aeroporto do Gale�o

Nesta sexta, a CNV ouviu o coronel reformado da Aeron�utica Ant�nio Augusto Mendes de Matos, conhecido como tenente Matos. O coronel foi chefe da base a�rea do Gale�o, no Rio de Janeiro, na �poca do desaparecimento de Stuart Angel. O militar foi convidado a prestar informa��es sobre a pris�o e morte de perseguidos pela ditadura na base a�rea, mas ele negou conhecer o fato.

Ao contr�rio de Cl�dio Guerra, que permitiu que seu depoimento fosse aberto para a imprensa, Matos falou em audi�ncia fechada. "O depoente foi evasivo. Ele n�o s� alegou n�o ter vincula��o com com mortes no Gale�o como tamb�m disse desconhecer casos de pris�o e morte de pessoas naquela base", afirmou Dallari. "A comiss�o j� tem hoje quadro bastante consolidado sobre base a�rea como centro de tortura e morte", disse.

Ap�s ouvir presos pol�ticos e militares em junho, a CNV incluiu em relat�rio informa��es que indicam que Stuart Angel teria sido preso e torturado at� a morte na base a�rea do Gale�o. Segundo depoentes, seu corpo foi enterrado na base a�rea de Santa Cruz, na Zona Oeste no Rio.

Ao longo desta semana, a Comiss�o Nacional da Verdade ouviu o depoimento de sete pessoas em Bras�lia. Na pr�xima semana, outras 21 ser�o ouvidas no Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de 1.000 pessoas j� prestaram depoimento ao colegiado sobre a ditadura militar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir