Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Executivo troca Apple pelo desafio de vender suplemento
Brasileiro saiu da Apple para chefiar a Glanbia Performance Nutrition. Grupo quer conquistar p�blico que v� al�m dos "marombeiros" de academia.
Executivo troca Apple pelo desafio de vender suplemento
Foto: g1.globo.com

Quando decidiu deixar a chefia da Apple no Brasil para comandar a abertura de uma unidade da Glanbia no pa�s, Ricardo Barbara ouviu dos colegas coment�rios e piadas do tipo: "Onde?", "O que � isso?", "Voc� est� vendendo bomba?". A empresa � dona de algumas das principais marcas do mercado internacional de suplementos alimentares como Optimum Nutrition e BSN.

Mais de 1 ano ap�s a mudan�a de emprego, ele afirma estar satisfeito com a escolha e animado com o potencial de crescimento do mercado de nutri��o esportiva no mundo e, principalmente, no Brasil.


"� legal porque d� trabalho, e o potencial de crescimento � gigantesco. A [consultoria] Euromonitor fala que esta ind�stria vai crescer em torno de 13% ao ano pelos pr�ximos 5 anos. No Brasil, a estimativa � que este mercado tenha movimentado mais de R$ 500 milh�es em 2013", afirma o executivo. "Para um consumidor do nosso p�blico, vender Optimum Nutrition � como vender Apple, � igualmente f�cil. � a prote�na mais vendida no mundo", compara Barbara, que ficou na gigante de tecnologia entre 2009 e 2013.
A Glanbia � tamb�m uma das maiores fabricantes de leite e queijo do mundo, cujo res�duo, o soro, � a principal mat�ria-prima para a fabrica��o do suplemento de prote�na � o carro-chefe deste setor. A divis�o de suplementos alimentares da companhia possui hoje cerca de 1.600 funcion�rios no mundo e fabrica 80 tipos diferentes de produtos. Em 2013, o faturamento global divulgado foi de 653 milh�es de euros, o equivalente a quase R$ 2 bilh�es.
Embora o Brasil tenha representado menos de 3% das vendas do grupo, a Glanbia afirma ser a marca importada mais vendida no pa�s, com cerca de 17% de participa��o de mercado. A meta � terminar o ano com participa��o de 20% e encostar nas l�deres brasileiras Probi�tica e Integralm�dica.
Segundo a Associa��o Brasileira da Ind�stria de Alimentos Diet�ticos e Fins Especiais (Abiad), existem no pa�s cerca de 250 marcas de suplementos, representadas por 100 empresas e importadoras. Dados da Nielsen mostram que o setor cresceu 10,9% no ano passado no Brasil.


Executivo sarado
Al�m da oportunidade de comandar o in�cio da opera��o brasileira da multinacional de origem irlandesa, das perspectivas de crescimento do mercado de suplemento alimentar e do �bvio aumento salarial, Barbara encontrou outra vantagem em mudar de �rea, ap�s 20 anos de atua��o no setor de telecomunica��es. "No mundo telecom s�o poucas as pessoas que treinam todos os dias. Acabavam as reuni�es, as pessoas iam para o happy hour e eu ia malhar. Agora n�o sou mais visto mais como um maluco", diz. "Devo ter alguma intoler�ncia. N�o consigo beber �lcool", acrescenta.
Com 1,78 metro de altura, peso de 78 kg, ombros largos e percentual de gordura de 5%, o executivo sarado garante que n�o mudou a rotina de exerc�cios f�sicos e frequ�ncia na academia em fun��o do novo emprego. "[Vou] todos os dias. Uma hora e meia por dia. Se incluir tamb�m o t�nis, d� 7 dias por semana", conta Ricardo, que frequenta academias desde os 19 anos.

N�o s� para "marombeiros"
Embora o p�blico alvo das marcas de suplementos alimentares sejam os frequentadores de academias e atletas, a estrat�gia da empresa para crescer no pa�s inclui conseguir levar seus produtos para uma nova audi�ncia.


"Aqueles que frequentam academia 5 vezes por semana s�o o nosso p�blico "core" [principal], mas o n�mero de pessoas que quer estar bem, saud�vel, sequinha, � muito maior", diz o executivo.
Dentro da estrat�gia de atrair novos consumidores, a marca decidiu patrocinar atletas de esportes como v�lei, surf e t�nis. Entre os apoiados est� a dupla Juliana e Maria Elisa do v�lei de praia, o surfista Jadson Andr� e os lutadores Vitor Belfort e Eduardo Santoro. A principal garota-propaganda da Glanbia no Brasil � a blogueira e musa fitness Gabriela Pugliesi.
"Estamos tentando educar outros p�blicos. Por que patrocinamos um evento de t�nis este ano? J� viu algum tenista grande? O tenista tem um desgaste enorme numa quadra e precisa de suplementos", comenta o executivo, ao se referir � presen�a da marca no Rio Open, em fevereiro.
Embora o marketing dos fabricantes tente cada vez mais atingir tamb�m o grande p�blico, associando o consumo de suplementos � sa�de, controle do peso e bem-estar, a recomenda��o da Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria (Anvisa) � que se busque sempre orienta��o de nutricionistas e m�dicos. Vale destacar ainda que esses p�s e c�psulas n�o devem substituir refei��es nem servir como dieta exclusiva (Leia aqui reportagem do Bem Estar sobre suplementos alimentares).
"Sabemos que o desafio � enorme, mesmo porque ainda n�o tem uma legisla��o clara para suplementos alimentares no Brasil. Nosso ponto de partida � sempre a alimenta��o adequada, mas queremos mostrar que suplemento n�o serve s� para atleta. A glutamina, por exemplo, � um produto que aumenta a imunidade da pessoa. Deveria ser usada por todo mundo, quer quem fa�a ou n�o exerc�cio", diz Barbara.


Investimentos no Brasil
A opera��o direta da Glanbia no Brasil ainda n�o conta com distribui��o pr�pria ou departamento de vendas. Nesta primeira fase, a empresa tem focado no marketing, no planejamento e melhor organiza��o da importa��o e reposi��o dos estoques dos distribuidores.
"A gente veio para ser l�der no Brasil. Neste ano j� estamos crescendo quase o dobro de 2013 e nossa meta � ser o primeiro mercado internacional mais importante da companhia", afirma Barbara. Atualmente, os Estados Unidos representam 75% do faturamento do grupo. Na sequ�ncia, est�o R�ssia, Brasil, Austr�lia e Inglaterra.
Segundo o diretor da Glanbia para o Brasil e Am�rica Latina, a empresa avalia, inclusive, a possibilidade de produ��o local ou compra de alguma empresa no pa�s. "Estamos olhando todas oportunidades: produ��o local, distribui��o local, estrutura de vendas pr�pria e at� aquisi��es locais", diz o executivo. "Faz parte da estrat�gia mundial da empresa adquirir outras marcas quando isto fizer sentido para o neg�cio", acrescenta.

A �ltima aquisi��o da Glanbia foi a compra, no ano passado, da dinamarquesa Nutramino, fabricante de shakes de prote�nas e bebidas energ�ticas, num neg�cio estimado em mais de 20 milh�es de euros.

No Brasil, a empresa foca agora na amplia��o dos canais de venda, do portf�lio de produtos e de tamanhos de embalagens. "Temos um projeto de fazer potes menores para aquele primeiro usu�rio que nunca usou e n�o quer comprar um pot�o", diz Barbara, lembrando que alguns produtos chegam a ser oferecidos em potes de mais de 4 kg. "H� receitas maravilhosas. Eu fa�o uma panqueca com prote�na, clara de ovo e atum que fica uma del�cia", sugere o executivo e consumidor de prote�na "gourmet".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir