Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-07-2014

Mesmo com chuva, reservatórios de água continuam baixos
Ideal seria chover forte e constantemente durante uma semana inteira. Estiagem foi de 300 milímetros abaixo dos valores da climatologia.
Mesmo com chuva, reservatórios de água continuam baixos
Foto: g1.globo.com

O céu nublado e as chuvas dos últimos dias, em Sorocaba (SP), deixaram o clima mais úmido e minimizaram o tempo seco, trazendo alívio para muita gente. Mas, a chuva desta quinta-feira (24), que totalizou 7 milímetros na cidade, não foi suficiente para aumentar o nível dos reservatórios de água. O ideal seria, de acordo com as empresas responsáveis pelo abastecimento no município, chover forte e constante durante, pelo menos, uma semana inteira.


Os acumulados de chuva, explica o meteorologista Fábio Conrado, não foram significativos. "A estiagem observada entre janeiro e março foi da ordem de 300 milímetros abaixo dos valores da climatologia. Esse volume dificilmente será reposto em tão pouco tempo", continua. Para o especialista, as chuvas previstas e as que vão ocorrer nos próximos dias também não serão expressivas.
A represa do Ferraz continua com o nível abaixo do esperado. No último fim de semana, estava em 28 centímetros e, nesta quinta-feira, em 40. O nível normal é de 1,5 metro. As regiões do Cajuru e Aparecidinha, além do Éden e do bairro Iporanga, estão com racionamento de água em dias alternados. Por isso, economizar água é fundamental até que tudo seja resolvido.

Tempo fechado e chuvoso

A frente fria que trouxe chuva para os paulistas perdeu força nesta sexta-feira (25) e, com isso, as instabilidades diminuíram. Mesmo assim, ainda pode chover em algumas regiões do Estado nos próximos dias e a temperatura deverá estar menor.

Em Sorocaba, o tempo ficará mais fechado e chuvoso neste sábado (26). São esperados entre 11 e 25 graus. No domingo (27), o clima esfria um pouco mais e as instabilidades continuam. A temperatura deve variar de 13 para 23 graus.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir