Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

ONU exige cessar-fogo imediato e incondicional entre Israel e Hamas
Os 15 integrantes do Conselho de Seguran�a aprovaram a declara��o. Al�m disso, Barack Obama ligou para o primeiro-ministro israelense.
ONU exige cessar-fogo imediato e incondicional entre Israel e Hamas
Foto: www.globo.com

O Conselho de Seguran�a da ONU fez uma reuni�o de emerg�ncia na noite de domingo (27) e exigiu um cessar-fogo imediato e incondicional entre Israel e o Hamas. A comunidade internacional pressiona de todos os lados.
Os 15 integrantes do Conselho de Seguran�a da ONU se reuniram e aprovaram essa declara��o. Al�m disso, teve tamb�m um telefonema do presidente Barack Obama ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com o mesmo pedido: de cessar-fogo imediato e incondicional.
No come�o, os dois lados disseram que concordariam com esse cessar-fogo, mas o que a gente v� na pr�tica � que as agress�es continuam, ainda que menos intensamente do que nos �ltimos dias. Mais de mil palestinos e 46 israelenses j� morreram.
A guerra entra nesta segunda-feira (28) na terceira semana, em um dia important�ssimo para os moradores de Gaza.
Depois de passar o m�s do ramad� inteiro jejuando durante os dias e s� comendo � noite, o Eid al-Fitr, que os mu�ulmanos comemoram nesta segunda-feira, normalmente, seria o dia de grandes reuni�es de fam�lia para comer � vontade, e celebrar a uni�o.

Mas, em Gaza, a celebra��o foi nos escombros de uma mesquita ou, para muitos palestinos, simplesmente n�o teve celebra��o.

H� mais de uma semana os esfor�os e pedidos dos homens mais poderosos do mundo esbarram nas convic��es do Hamas e de Israel de que, por enquanto, n�o � hora de acabar com a guerra.

Israel entende que ainda n�o destruiu suficientemente a estrutura do Hamas, principalmente
os dep�sitos de foguetes e os t�neis, o que os israelenses entendem como crucial para garantir a seguran�a do pa�s.

E o Hamas s� pretende aceitar um cessar-fogo quando tiver garantias internacionais de que Israel vai reduzir pelo menos parcialmente o bloqueio que tira dos palestinos, o direito de decidir quem ou o que pode atravessar as fronteiras de Gaza.

Mas, se a diplomacia falha, as bombas e os foguetes t�m funcionado perfeitamente.

O Hamas e o outro grupo radical que atua em Gaza, a Jihad Isl�mica, lan�aram nesta segunda-feira mais foguetes em dire��o a Israel. E as for�as israelenses responderam pelo 21� dia consecutivo.

O que d� para dizer nesta segunda, em um dia de celebra��o para os mu�ulmanos, � que talvez como uma resposta discreta aos esfor�os da diplomacia, o dia amanheceu com menos ataques, relativamente mais calmo.

Depois de uma semana tentando mediar um acordo entre Israel e Hamas, o secret�rio de
Estado americano John Kerry voltou para casa de m�os vazias, convencido de que nenhum dos dois lados tem a inten��o, realmente, de acabar com a guerra agora. Nesta segunda-feira, Israel contabiliza 21 foguetes disparados de Gaza. E afirma que respondeu com bombardeios localizados, apenas nos locais de onde partiram esses lan�amentos de foguetes.


Fonte: globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir