Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Lauda sai em defesa de Hamilton.
Presidente n�o-executivo da Mercedes, Lauda diz que brit�nico agiu certo em n�o deixar Rosberg passar. Diretor esportivo v� chance perdida, mas admite liberar briga
Lauda sai em defesa de Hamilton.
Foto: g1.globo.com

O clima voltou a esquentar dentro da Mercedes ap�s mais uma pol�mica envolvendo Lewis Hamilton e Nico Rosberg, dessa vez no GP da Hungria. E parece que a divis�o do time n�o � se resume apenas aos pilotos, que brigam ponto a ponto pelo t�tulo. Na c�pula da equipe, os dois homens fortes, Niki Lauda e Toto Wolff, tiveram vis�es diferentes sobre o epis�dio deste domingo. O tricampe�o mundial, presidente n�o-executivo da Mercedes, saiu em defesa de Hamilton, enquanto o diretor esportivo da montadora ressaltou que Nico poderia ter vencido a prova.
O lance ocorreu na metade final da corrida. Depois de largar do pitlane, o brit�nico encontrava-se na terceira posi��o, logo � frente do companheiro, que come�ara na pole. Foi quando a Mercedes pediu pelo r�dio para ele deixar o alem�o passar, apesar da dist�ncia razo�vel que separavam os dois. O argumento era de que Nico vinha com pneus macios e precisaria fazer mais um pit stop, enquanto Hamilton estava com compostos m�dios e tentaria seguir at� o final. Contrariado, Lewis bateu o p�, n�o cedeu a posi��o e questionou a equipe, enquanto o parceiro reclamava com os engenheiros pelo r�dio. No fim, a insubordina��o de Hamilton se mostrou eficiente. O brit�nico chegou em terceiro, � frente de Rosberg, e reduziu a desvantagem para o alem�o na briga pelo t�tulo de 14 para 11 pontos.
- O time estava sob um estresse enorme, porque foi uma corrida muito dif�cil, isso n�o h� como negar. Teve Safety Car, pista molhada, foi uma corrida completamente diferente. Cada minuto era preciso decidir algo diferente. Nesse estresse, o time disse a Lewis que ele deixasse Nico passar pois o alem�o estava de pneus macios e iria para cima. Se Nico estivesse apto para usar a asa m�vel, Lewis deveria deixa-lo ir. Mas Nico nunca se aproximou o suficiente. Por isso, eu realmente entendo Lewis dizer "Por que eu deveria parar no meio do circuito e deixar meu companheiro ir?". Ele est� lutando pelo t�tulo. Portanto, do meu ponto de vista, Lewis estava certo. E por que o pedido veio? Veio em meio ao p�nico, onde n�s tent�vamos compensar o que est�vamos perdendo � analisou Niki Lauda.

J� Toto Wolff, diretor esportivo da montadora, viu na decis�o de Hamilton, a perda da chance da equipe conseguir uma vit�ria em Hungaroring. Para ele, se o alem�o, abrisse de Lewis, quando voltasse do pit stop, com pneus mais novos, poderia dar um sprint final semelhante ao que Ricciardo deu, superando os rivais.
- Foi uma situa��o dif�cil. Se Lewis tivesse deixado Nico passar, Nico poderia ter vencido a corrida com uma estrat�gia diferente � disse Wolff.
O dirigente, no entanto, reconheceu que era uma decis�o complexa, garantiu ter entendido a posi��o de Hamilton e buscou evitar pol�micas.
- N�o quero aderir ao v�cio de dizer que "regras devem ser seguidas". Poder�amos ter falado no r�dio de uma forma mais dura. Paddy Lowe poderia interferir no r�dio. Mas n�o fizemos, porque era muito dif�cil julgar o que era certo ou errado naquele est�gio da corrida. De fato, quando Nico chegou atr�s dele, o ritmo caiu e ele n�o ficou perto da ultrapassagem. Isto � claro � analisou.

Com a parada de um m�s para as f�rias de ver�o da F�rmula 1, Wolff promete que a equipe reavaliar� as ordens de equipe e, provavelmente, liberar� uma briga aberta entre os pilotos, dada a vantagem no Mundial de Construtores. A Mercedes possui o melhor carro da temporada, com grande vantagem para as demais equipes. Em 11 etapas, perdeu apenas duas � ambas para Daniel Ricciardo (RBR) �, mas sempre em corridas at�picas. No Mundial de Construtores, a escuderia alem� tem 393 pontos, pouco menos que o dobro da vice-l�der RBR, 219. No Mundial de Pilotos, Rosberg (202) e Hamilton (191) brigam ponto a ponto pela ta�a.
- Um de nossos pensamentos � que, talvez, a situa��o seja agora um pouco diferente do que a do papel que escrevemos no in�cio da temporada. No momento, em que temos uma vantagem de mais de 170 pontos nos construtores, talvez seja um momento de afrouxar um pouco o acordo com os dois.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir