Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Demanda do consumidor por crédito cai 2,5% no semestre
SÃO PAULO - Na comparação com junho de 2013, queda observada no último mês deste ano foi ainda maior, de 6,5%
Demanda do consumidor por crédito cai 2,5% no semestre
Foto:g1.globo.com

A demanda do consumidor por crédito recuou 2,5% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Na perspectiva contra junho de 2013 a queda observada foi de 6,5%. Já na medição mensal, os dados também apresentam recuo (2,2%) contra maio deste ano, retirados os efeitos sazonais.

Segundo análise dos valores acumulados em 12 meses, a tendência de queda do índice foi intensificada, passando de -0,9% registrados em maio (jun/13 até mai/14 contra jun/12 até mai13) contra -1,4% aferido em junho (período que abrange jul/13 até jun/14 contra jul/12 contra jun13).

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação do acumulado no ano, a busca por crédito nas instituições financeiras teve forte queda, passando de -3,4% (maio) para -4,3% neste último mês. Mantida a base de comparação, o setor não-financeiro registrou variação negativa de 0,8%. em junho, registrando atuais -1,3%.

De acordo com a Boa Vista SCPC, "a desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. Além de uma maior cautela do consumidor, pelo lado da oferta, a política monetária restritiva enfrentada nos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor". No entanto, a empresa ressalta que para os próximos meses será possível enxergar uma reversão deste cenário, dada novas medidas macroprudenciais vigentes desde o final de junho e que, segundo a Boa Vista, tendem a suavizar este aperto monetário e consequentemente criar maiores estímulos à demanda.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir