Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Novos bombardeios matam civis em Gaza e em Israel
Morteiro do Hamas vitimou quatro israelenses em regi�o da fronteira, enquanto ataque de m�ssil deixou dez palestinos mortos em um campo de refugiados
Novos bombardeios matam civis em Gaza e em Israel
Foto: g1.globo.com

Horas depois do pedido do Conselho de Seguran�a da ONU por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, novas mortes de civis foram registradas tanto do lado palestino quanto do lado israelense do conflito. Em Gaza, dez pessoas morreram � entre elas v�rias crian�as � quando um campo de refugiados foi atingido por um m�ssil. Na comunidade de Eshkol, no sul de Israel, um morteiro do Hamas provocou a morte de quatro civis israelenses � feito comemorado pelos militantes do grupo palestino.

O Ex�rcito de Israel culpou m�sseis errantes de terroristas palestinos pelo ataque que vitimou civis na Faixa de Gaza. Um comunicado emitido nesta segunda-feira isenta os militares de qualquer responsabilidade no bombardeio que deixou ao menos dez palestinos mortos e quarenta feridos em um campo de refugiados. "H� pouco, o hospital Al-Shifa e o campo de refugiados de Al-Sahti foram atingidos por ataques de foguetes fracassados disparados por terroristas de Gaza", disse a nota israelense.

O porta-voz do Minist�rio da Sa�de de Gaza, Ashraf al Qedra, denunciou dois bombardeios simult�neos na regi�o, um dos quais teve como alvo um parque localizado ao oeste do campo de refugiados de Al-Shati, enquanto o segundo acertou as cl�nicas externas do hospital Al-Shifa. Contrariando a vers�o da Defesa israelense, testemunhas disseram que um drone (avi�o n�o-tripulado) do Ex�rcito de Israel lan�ou um proj�til contra a regi�o perto do campo de refugiados onde v�rias crian�as brincavam. Os passageiros de um carro tamb�m foram atingidos e tiveram seus corpos mutilados. Outras tr�s pessoas morreram atingidas por um m�ssil disparado contra o hospital Al-Shifa.

V�timas israelenses � De acordo com a imprensa de Israel, quatro civis israelenses morreram e dezenas ficaram feridos nesta segunda ap�s um morteiro atingir Eshkol, uma comunidade localizada pr�xima � Faixa de Gaza. Segundo o jornal The Times Of Israel, o Hamas celebrou o "sucesso" da ofensiva ap�s a confirma��o das mortes. A Estrela de David Vermelha, equivalente � Cruz Vermelha de Israel, informou que quatro dos feridos est�o em estado cr�tico e outros quatro se encontram em situa��o grave.

Escudos-humanos � O Hamas, grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza, costuma amea�ar as pessoas que tentam fugir dos locais dos bombardeios justamente para tentar fazer com que as imagens de v�timas civis choquem o mundo. Em pelo menos uma dessas oportunidades, a For�a A�rea israelense suspendeu um ataque depois que dezenas de civis subiram em um pr�dio que seria bombardeado. Os civis estavam sendo usados como escudos-humanos para proteger instala��es do Hamas

Desde que Israel iniciou a nova opera��o militar na Faixa de Gaza, mais de 1.000 palestinos morreram e aproximadamente 6.000 ficaram feridos, de acordo com fontes m�dicas. Durante a manh�, o Ex�rcito de Israel havia confirmado que suas for�as tinham atacado v�rias posi��es ao norte e ao leste de Gaza, em resposta ao disparo de doze foguetes e bombas que feriram um soldado israelense.

Cr�ticas da ONU � O secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta segunda-feira que a situa��o na Faixa de Gaza � "cr�tica" e acusou Israel de realizar uma opera��o muito dura no territ�rio. "Os n�meros de v�timas e de danos colocam s�rias d�vidas sobre a proporcionalidade" da atua��o armada de Israel, disse Ban em declara��es aos jornalistas na sede das Na��es Unidas. O diplomata sul-coreano, que tamb�m denunciou os ataques do Hamas sobre territ�rio israelense, exigiu que os dois lados em conflito demonstrem "humanidade" e parem com a escalada de viol�ncia.

Ban, que voltou a Nova York ap�s uma viagem pelo Oriente M�dio, alertou para a trag�dia vivida pelos palestinos em Gaza. "O povo de Gaza n�o tem para onde fugir. Est�o presos e sitiados", denunciou o secret�rio-geral da ONU. Segundo Ban, toda a regi�o � uma "�rea civil" e "todas as casas, escolas, ref�gios se transforam em alvo". O diplomata afirmou que mais de 173 mil moradores de Gaza buscaram ref�gio em instala��es da miss�o da Ag�ncia das Na��es Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em ingl�s), o que representa 10% da popula��o local. "Repito minha chamada para que Israel e todas as partes assegurem a seguran�a destes lugares", disse.

Em resposta ao pedido de cessar-fogo feito pelo Conselho de Seguran�a da ONU, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comunicou nesta segunda que a declara��o n�o responde �s "exig�ncias de seguran�a". Netanyahu, que conversou por telefone com Ban Ki-Moon, lamentou que "a declara��o do Conselho de Seguran�a n�o menciona os ataques contra a popula��o civil israelense e o fato de o Hamas usar os moradores de Gaza como escudos humanos ou de as instala��es da ONU serem usadas ​​para atacar civis israelenses".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir