Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Profissionais do Samu denunciam superlotação em hospital.
Socorristas afirmaram terem sido proibidos de levar pacientes ao local. Coordenador da Secretaria de Saúde disse desconhecer a orientação.
Profissionais do Samu denunciam superlotação em hospital.
Foto: globo.com

Por conta da superlotação do Hospital São Lucas, em Vitória, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) relataram que foram proibidos de levar pacientes em estado grave para o pronto-socorro do hospital. Segundo funcionários, quando há necessidade desse tipo de atendimento, o serviço precisa emprestar instrumentos à unidade.

O coordenador de urgência e emergência hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Carlos Guerra, afirmou que desconhece qualquer orientação para não levar pacientes graves ao São Lucas.

De acordo com um profissional do Samu, o atendimento acaba prejudicado devido à falta de estrutura. "Quando há necessidade de uma pessoa mais grave ser atendida, a gente tem que arranjar material, respirador e tudo para a própria instituição do Hospital São Lucas", falou o funcionário, que preferiu não se identificar.

Além de ter que realizar o empréstimo, os trabalhadores que realizam o serviço afirmam que o hospital retém o material e deixa o trabalho debilitado. "Macas ficam retidas, nossas ambulâncias ficam uma, duas ou três horas sem poder ser utilizadas, já que a maca fica retida lá dentro da unidade", relatou um profissional.

Segundo funcionários, o Hospital São Lucas proibiu os socorristas de levar novos pacientes em estado grave para o pronto-socorro. A orientação era encaminhar esses pacientes para outros hospitais da região. Carlos Guerra disse ainda que vai apurar a declaração dos socorristas.

"Normalmente nos finais de semana existe um tencionamento maior na rede de urgência e emergência, por conta de acidentes. Como o nosso Hospital São Lucas é referência no atendimento de traumas na região Metropolitana e municípios da região, aumenta muito mais o fluxo desses pacientes oriundos de acidentes de carros, motos, e por isso dá a impressão de que o hospital está sobrecarregado, mas depois a gente vai conseguindo, através da nossa central de regulação, ir redirecionando para as outras especialidades", afirmou.

A previsão é de que o novo Hospital São Lucas fique pronto em setembro, com mais 175 leitos para emergências.

* Com colaboração de Tiago Félix, da TV Gazeta.

Fonte: Redação globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir