Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Candidatos ao governo do ES se enfrentam em primeiro debate.
Quatro concorrentes participaram do encontro nesta segunda-feira (28). Debate da CBN ficou polarizado entre o atual governo e a gest�o anterior.
Candidatos ao governo do ES se enfrentam em primeiro debate.
Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta

Quatro dos cinco candidatos ao governo do Esp�rito Santo se encontraram, na manh� desta segunda-feira (28), para o primeiro debate entre os concorrentes ao cargo nas pr�ximas elei��es. O evento aconteceu na sede da Rede Gazeta, em Vit�ria, e contou com os candidatos com representa��o na C�mara dos Deputados, conforme a Lei Eleitoral (n� 9.504/1997). Participaram Camila Valad�o (PSOL), Paulo Hartung (PMDB), Renato Casagrande (PSB) e Roberto Carlos (PT). Polarizado entre o atual governador Casagrande e o ex-chefe do Pal�cio Anchieta, Paulo Hartung, o debate se desenhou em acusa��es e compara��es entre os dois governos.

No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. O segundo tamb�m teve quest�es entre os concorrentes, mas com tema delimitado pela organiza��o, sobre temas de interesse do estado, como educa��o, sa�de, seguran�a p�blica e mobilidade urbana. As considera��es finais tamb�m foram feitas no terceiro e �ltimo bloco.

Por sorteio, Casagrande deu in�cio �s perguntas e escolheu o peemedebista para responder sobre educa��o. Sem troca de olhares, Hartung falou sobre a necessidade de valoriza��o do professor e atacou o atual governo, que replicou com acusa��es comparativas. "Estamos na chamada sociedade do conhecimento e precisamos valorizar os professores, coisa que o atual governo deixou de lado", atacou o candidato to PMDB.

Camila Valad�o questionou Casagrande sobre a participa��o popular e apontou para a falta de di�logo entre o governo, nos �ltimos 12 anos, e a popula��o. "Todos n�s sabemos que a marca do seu mandato e a do ex-governador Hartung � a intransig�ncia e aus�ncia de di�logo com o povo", acusou a representante do PSOL.

Na vez de Roberto Carlos, o petista questionou Hartung sobre a possibilidade de uma universidade estadual no Esp�rito Santo. "Eu apoio a sua ideia, acho muito v�lida, mas n�o � uma prioridade do meu governo. Primeiro, precisamos melhorar o sal�rio dos professores e, ent�o, caso sobre dinheiro, vamos pensar em investir em outros setores da educa��o", destacou o ex-governador.

Acusado por Hartung de fazer obras com tempo de dura��o al�m do necess�rio, Casagrande respondeu que precisou reparar erros deixados pelo governo anterior. "Consertar � muito mais dif�cil do que come�ar errado. Ent�o, tivemos um trabalho muito grande nas obras iniciadas anteriormente", disse o atual governador. Afiado, o peemedemista questionou a cr�tica e destacou que o candidato do PSB participou de sua gest�o. "Ver o governador falar essas coisas me faz lembrar Caetano Veloso e dizer que � o avesso do avesso do avesso", falou Hartung.

Com constantes trocas de farpas e alfinetadas entre os candidatos do PSB e PMDB, o debate deixou os demais concorrentes como coadjuvantes, j� que n�o foram escolhidos para responder sequer uma pergunta elaborada ao longo da manh�.

Ao fim do debate, Camila Valad�o falou ao G1 que conseguiu posicionar seu partido, mas ressaltou a predomin�ncia dos dois candidatos. "Evidentemente, vimos a� uma polariza��o entre Hartung e Casagrande. Polariza��o essa que n�o tem como interesse a defesa dos direitos da popula��o capixaba e, sim, de seus interesses privados. Os dois comp�em o mesmo bloco que governa o Esp�rito Santo h� 12 anos", criticou a candidata do PSOL.


Fonte: Reda��o: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir