Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2014

Festa produz doce de banana e requeijão gigantes.
Novidade é da 42ª Festa da Banana e do Leite, em Alfredo Chaves. Concursos, como de maior cacho de banana, são tradição no evento.
Festa produz doce de banana e requeijão gigantes.
Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Cem quilos de doce de banana e cinquenta de requeijão foram produzidos neste domingo (27), na 42ª Festa da Banana e do Leite, em Alfredo Chaves, na região Serrana do Espírito Santo. A produção é novidade na edição deste ano, que também contou com o concurso do maior cacho de banana e da vaca que produz a maior quantidade de leite. Artesanato, bebidas e comidas caseiras completaram as atrações do evento.

Ao todo, foram usados 300 quilos de banana para fazer o doce e 250 litros de leite para o requeijão. Os dois foram preparados no fogão à lenha, em dois grandes tachos. "Precisa de bastante força para mexer esse doce. Está muito pesado, porque é muito doce para uma panela só", falou o secretário de agricultura do município Antonio Petri.

O prefeito Roberto Fiorin espera que a virada dos tachos se transforme em uma tradição em Alfredo Chaves. "A gente vê o tombo da polenta, o tombo do frango, em Marechal Floriano. Então, a gente parou e pensou em fazer alguma coisa com relação à banana e ao leite, que são nossas tradições", explicou Fiorin.

Com 70 quilos, o cacho de banana do produtor Roberci Mariani venceu o concurso desta edição. Ele conta que foi o vencedor dos últimos nove anos do evento. "O maio cacho que eu já cortei até hoje foi de 91quilos, da mesma variedade desse de agora, que é a Vitória. O segredo para produzir banana dessa qualidade é o investimento na lavoura", contou o produtor.

Outra estrela do evento foi a vaca Surpresinha, que produziu 57 litros de leite em um dia e já foi considerada vencedora do concurso antes da última ordenha. "O animal tem que ser de excelente genética e ter bastante comida. A alimentação balanceada faz com que o animal produza", disse o produtor Rafael Marchezi.



Fonte: Redação: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir