Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Israel amplia ataques contra Faixa de Gaza
N�mero de palestinos mortos passa de 1.100. Israel alertou a popula��o civil a abandonar a periferia da cidade de Gaza.
Israel amplia ataques contra Faixa de Gaza
Foto: www.g1.globo.com

Os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza mataram 26 palestinos nas primeiras horas desta ter�a-feira (29), incluindo nove mulheres e quatro crian�as, ap�s uma segunda-feira (28) particularmente sangrenta no conflito com o movimento isl�mico Hamas.
Em 21 dias, a ofensiva de Israel matou 1.113 palestinos - 70% civis - e deixou cerca de 6.200 feridos.

A avia��o israelense tamb�m bombardeou na manh� desta ter�a a casa de Ismail Haniyeh, l�der do Hamas na Faixa de Gaza, situada no campo de refugiados de Shatti, no noroeste do territ�rio palestino, informou a fam�lia do dirigente.

Entre os mortos nesta madrugada, est�o "sete pessoas, sendo cinco mulheres e uma crian�a, foram mortas em um bombardeio que destruiu um pr�dio de tr�s andares em Rafah", no sul da Faixa de Gaza, informou nesta ter�a Ashraf al-Qudra, porta-voz dos servi�os de emerg�ncia.

No campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza, disparos da artilharia de Israel mataram mais 11 palestinos, "incluindo tr�s crian�as e duas mulheres, e outras 15 pessoas ficaram feridas" na manh� desta ter�a.

Segundo al-Qudra, que n�o precisou onde ocorreram as mortes, 26 palestinos, incluindo nove mulheres e quatro crian�as, morreram v�timas dos disparos de artilharia contra Rafah e dos
ataques a�reos contra Bureij.

"O inimigo israelense bombardeou nossa casa em dois ataques", disse Abed Salam Haniyeh, filho do dirigente do Hamas.

Israel e o Hamas retomaram os combates na segunda-feira, quando 47 corpos deram entrada nos necrot�rios da Faixa de Gaza: 31 palestinos mortos nos bombardeios e 12 retirados de escombros. Outros quatro palestinos morreram no hospital ap�s seu resgate de escombros.

No in�cio da noite de segunda, cinco combatentes palestinos, que tinham se infiltrado no sul de Israel, foram mortos nas imedia��es do kibutz de Nahal Oz, perto da fronteira. O
Hamas reivindicou a autoria de uma opera��o na �rea afirmando ter matado "mais de dez soldados".

Nesta ter�a, o Ex�rcito hebreu admitiu a morte de cinco soldados em combates com um comando palestino que tentava se infiltrar em Israel por um t�nel, na zona de fronteira com a Faixa de Gaza.

"Os soldados de infantaria Daniel Kedmi, 18 anos, Barkey Ishai Shor, 21, Sagi Erez, 19, e Dor Dery, 18, foram mortos nesta tentativa de ataque", informou o Ex�rcito, acrescentando que um quinto militar tamb�m morreu na a��o.

Na noite de segunda, um oficial hebreu informou a morte de quatro militares tripulantes de tanque, atingidos por um tiro de morteiro ao longo da fronteira com o enclave palestino, e de um quinto soldado, que caiu nos combates em Gaza.

No total, o Ex�rcito hebreu j� perdeu 53 soldados, o maior n�mero de baixas desde a guerra contra o Hezbollah liban�s, em 2006.

Tr�s civis israelenses foram mortos por disparos de foguetes da Faixa de Gaza.

Ainda na segunda, oito crian�as e dois adultos morreram no campo de refugiados de Shatti.
Ambos os lados do conflito trocam acusa��es, mais uma vez, sobre a responsabilidade no epis�dio.

Segundo testemunhas, ca�as israelenses F-16 lan�aram cinco m�sseis sobre um grupo de crian�as. J� o Ex�rcito de Israel garante que se trata de disparos de foguetes lan�ados pelo Hamas.

Israel tamb�m intensificou seus ataques contra a cidade de Gaza, especialmente sobre o bairro da Universidade Isl�mica, constatou a AFP.

Por volta das 19H15 (13H15 Bras�lia), Israel conclamou a popula��o civil a abandonar a periferia da cidade de Gaza "imediatamente", antecipando os bombardeios. O hospital Shifa - o maior do enclave palestino e que vinha sendo poupado da viol�ncia - foi sacudido por uma explos�o, mas ningu�m ficou ferido.

Cinco pessoas, entre elas tr�s crian�as, morreram atingidas por disparos de artilharia que destru�ram uma casa em Jabaliya (norte); e outra crian�a, de 4 anos, morreu ao ser atingida por um disparo de tanque na mesma cidade. Al�m disso, outro palestino perdeu a vida no centro do enclave e outros quatro, em Khan Yunis (sul).

Em um discurso transmitido pela televis�o nesta segunda, o premier-israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu compatriotas que se preparem para "uma longa campanha".

A calmaria de domingo n�o durou muito. Com a retomada das hostilidades a celebra��o do Fitr, que marca o fim do Ramad�, foi tr�gica para os 1,8 milh�o de habitantes da Faixa de Gaza.

"� o Eid de sangue", resumiu Abir Chamali, passando a m�o sobre a terra que acabava de ser depositada sobre o corpo de seu filho de 16 anos, morto na quinta-feira (24) perto da Cidade de Gaza.

Em tr�s semanas, de acordo com os servi�os de emerg�ncia locais, a ofensiva israelense deixou 1.104 mortos palestinos -- mais de 70% civis, segundo a ONU -- e por volta de 6.200 feridos na Faixa de Gaza.

Em Nova York, os 15 pa�ses-membros do Conselho de Seguran�a da ONU, reunidos com urg�ncia, manifestaram em uma declara��o un�nime seu "forte apoio a um cessar-fogo humanit�rio imediato e incondicional" exigido por Barack Obama.

O representante palestino na ONU, Ryad Mansur, lamentou que o Conselho n�o tenha exigido a retirada do bloqueio imposto desde 2006 a Gaza, enquanto Israel considerou que a decis�o
n�o havia levado em considera��o as necessidades de seguran�a de Israel.

Com base no forte apoio de sua opini�o p�blica, Israel alega querer concluir seu plano de neutralizar os t�neis em Gaza usados para a passagem de armas e combatentes, antes de qualquer tr�gua.

O Hamas exige uma retirada israelense de Gaza e o fim do bloqueio no territ�rio controlado pelo movimento desde 2007 para discutir um cessar-fogo.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir