Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

PPS aciona Corregedoria da Câmara para investigar Rodrigo Be
Segundo denúncia da revista "Época", deputado recebia propina. Suspeitas são de quando parlamentar era secretário municipal no Rio.
PPS aciona Corregedoria da Câmara para investigar Rodrigo Be
Foto: g1.globo.com

O líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), entregou na manhã desta terça-feira (29) um documento que pede à Corregedoria da Casa a apuração do suposto envolvimento do deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) em caso de corrupção na Prefeitura do Rio de Janeiro. As denúncias foram publicadas em reportagem da revista Época.

De acordo com a revista, Bethlem recebeu propina quando era secretário municipal no Rio e manteve, na Suíça, uma conta não declarada à Justiça Eleitoral. Na reportagem, a revista mostra gravações em que o parlamentar diz que recebia dinheiro proveniente de convênios municipais.
Ainda segundo a "Época", em uma negociação com a ex-mulher sobre valor do pagamento de uma pensão, o parlamentar afirma ter uma receita de R$ 100 mil. A conversa foi gravada pela ex-mulher do deputado. Naquele ano, de acordo com a reportagem, ele recebia cerca de R$ 18 mil de salário. Depois da divulgação das gravações, o deputado divulgou nota na qual nega as acusações.
No pedido entregue à Corregedoria, Rubens Bueno pede a análise do caso e, se necessário, o envio para o Conselho de Ética da Casa, que pode iniciar um processo para culminar com a cassação do deputado.
"Sendo confirmadas as acusações, requer a esta Corregedoria que analise a conduta do Deputado Rodrigo Bethlem (PMDB/RJ) em face do Código de Ética e Decoro Parlamentar, para decidir sobre o eventual envio dos autos ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, caso fique caracterizada a quebra de decoro", escreveu Rubens Bueno.
Ao G1, o líder do PPS disse ainda que as denúncias, na avaliaçaõ dele, são "chocantes".
"O documento diz, de acordo com o próprio regimento da Casa, que a Corregedoria deve apurar um caso tão grave como esse, que envolve decoro parlamentar. O corregedor abre prazo para que ele [deputado Rodrigo Bethlem] se defenda e emite parecer [...]O Conselho de Ética deve abrir o processo para julgar a questão. São depoimentos chocantes do ponto de vista da ética", afirmou Rubens Bueno.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir