Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Em junho, juro bancário de pessoa física é o maior em mais d
No mês passado, taxa média subiu para 43% ao ano, maior valor da série. Alta veio apesar de inadimplência menor e de queda na taxa de captação.
Em junho, juro bancário de pessoa física é o maior em mais d
Foto: www.maratimba.com

A taxa média de juros cobrada das famílias pelos bancos subiu pelo sexto mês seguido em junho, para 43% ao ano. E atingiu o maior patamar desde que o Banco Central começou a divulgar esses dados, em março de 2011. A alta aconteceu mesmo depois que o BC parou de subir os juros básicos da economia, o que levou as instituições financeiras a pagarem juros menores para captar recursos no mercado.
Entre abril do ano passado e maio deste ano, o BC subiu os juros básicos da economia (a Selic) de 7,25% para 11% ano, um aumento de 3,75 pontos percentuais. Nesse período, a taxa de captação dos bancos, nas operações com pessoas físicas, subiu um pouco menos: 3 pontos percentuais, para 12% ao ano em maio de 2014. Essa taxa é o quanto as instituições pagam pelos recursos no mercado.
Já os juros cobrados pelos bancos de seus clientes subiram bem mais: entre abril de 2013 e maio deste ano, avançaram 8,1 pontos percentuais, para 42,5% ao ano em maio. A taxa se refere aos recursos livres para pessoas físicas, excluindo o crédito rural, habitacional e operações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
saiba mais
Crédito bancário desacelera no 1º semestre, revela Banco Central
Inadimplência de pessoa física tem 1ª queda desde fevereiro, diz BC
Em junho, os juros bancários de pessoas físicas avançaram novamente, ao mesmo tempo em que houve queda da inadimplência nas operações com pessoas físicas e também da taxa de captação para 11,7% ao ano nas operações com pessoas físicas. Isso significa que, mesmo com menor risco e menor custo para as instituições oferecerem crédito, os juros não ficaram mais baixos.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir