Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Acidentes com motos deixaram 120 mil inválidos no país
52% dos são acidentados com idade entre 18 e 34 anos.
Acidentes com motos deixaram 120 mil inválidos no país
Foto: g1.globo.com

Os acidentes com motos deixaram quase 120 mil jovens inválidos no Brasil, só nos três primeiros meses deste ano. 74% das indenizações pagas pelo seguro obrigatório por morte ou invalidez permanente foram para vítimas de acidentes com motos e o Nordeste lidera esta lista.
Mais de 50% (52%) dessas pessoas são jovens, com idade entre 18 anos e 34 anos.
"Centenas de leitos dentro dos grandes hospitais são ocupados por pessoas que não deveriam estar lá de jeito nenhum. Cardiopatias, câncer, é uma coisa que a gente ainda não pode evitar. Mas um acidente de moto, sim, pode ser evitado em 100%", fala o secretário do Comitê de Prevenção de Acidentes de Moto, João Veiga.
Poderiam ser evitados se a imprudência não fosse a regra. A frota de motos no Nordeste já ultrapassa a de carros e isso se reflete nas estatísticas: em Pernambuco, 42% das pessoas mortas no trânsito, nos três primeiros meses deste ano, foram vítimas de acidentes com motos.
Segundo a empresa que administra o seguro obrigatório, o DPVAT, no primeiro semestre deste ano, esses acidentes foram responsáveis por 74% do total de indenizações pagas e a maior parcela (33%) foi para o Nordeste.
Dificilmente os acidentados ficam internados menos de um mês. Gilvânia mora no interior de Pernambuco e está internada há três meses. "Agora é esperar a vontade de Deus. Melhorar minha perna para ir embora para minha casa. Achio que não ando mais de moto não".
O ex-motorista de ônibus, José Claudemir Ramos, perdeu o pé quando bateu num poste. Já fez três cirurgias. É muito difícil estar em cima de uma cama por causa de uma moto. É muito difícil superar".

O aumento no número de acidentes acompanha o aumento da frota de motos no Brasil. Há 12 anos o país tinha quatro milhões de motocicletas, hoje são quase 20 milhões.g

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir