Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Abradee diz que distribuidoras podem antecipar pagamento
O presidente da Associa��o Brasileira de Distribuidoras de Energia El�trica (Abradee), Nelson Leite, disse nesta ter�a-feira, 29, que o novo adiamento do remanescente da liquida��o de maio para at� 28 de agosto j� era aguardado, mas disse esperar que o sa
Abradee diz que distribuidoras podem antecipar pagamento
Foto: www.maratimba.com

sobre a quest�o do risco hidrol�gico. A Abradee espera conseguir do governo uma ajuda para cobrir os gastos referentes � incapacidade de usinas gerarem o equivalente a, pelo menos, 95% de suas garantias f�sicas. Ap�s o pacote de renova��o das concess�es, esse risco hidrol�gico passou a ser dividido entre geradores e consumidores, por�m esse custo � pago pelas distribuidoras at� os seus reajustes tarif�rios. Ao contr�rio das despesas com a exposi��o ao mercado de curto prazo e o gasto com usinas t�rmicas, os custos com o risco hidrol�gicos n�o podem ser pagos com recursos dos empr�stimos viabilizados pelo governo.

Mais cedo, a Aneel aprovou a nova data de pagamento da energia no mercado de curto prazo pelas distribuidoras. Segundo a decis�o, a liquida��o poder� ocorrer at� 28 de agosto. A data original, 10 e 11 de julho, havia sido adiada para esta quinta-feira, 31, mas o governo n�o conseguiu finalizar todos os detalhes do financiamento com o cons�rcio de bancos, cujos recursos ser�o usados para cobrir esse gasto. As despesas-alvo do adiamento totalizam R$ 1,322 bilh�o.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir