Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Obama escreve para Putin e diz que Rússia violou
Acusação pode piorar a realação entre os dois países, que segue delicada desde a queda do avião da Malaysian na Ucrânia
Obama escreve para Putin e diz que Rússia violou
Foto: g1.globo.com

SíO PAULO - Em artigo publicado no "New York Times" na segunda-feira (28) à noite, autoridades do governo dos EUA afirmaram que o presidente Barack Obama enviou uma carta para Vladimir Putin dizendo que investigações concluíram que a Rússia violou o INF (Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio) ao fazer testes de mísseis nucleares em 2008. O Kremilin ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O acordo assinado em 1987, durante a Guerra Fria, pelos presidentes Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev e diz que nenhum dos dois países pode possuir, produzir ou testar mísseis de cruzeiro com um alcance entre 500 km e 5000 km. Na carta, Obama teria dito que quer um diálogo de alto nível com a Rússia para tentar preservar o tratado.

O contexto em que esta acusação ocorre pode piorar ainda mais o cenário atual entre os dois países, que seguem em discussão por causa da situação na Ucrânia, onde a queda de um avião nas últimas semanas aumentou a tensão. De acordo com os EUA, separatistas russos teriam derrubado a aeronave com armamento fornecido pela Rússia.

Esta é a mais séria acusação que o governo Obama já fez contra a Rússia e pode piorar ainda mais a relação entre os dois países. Nesta manhã, os EUA, junto com os governos da União Europeia aprovaram uma medida para impor sanções contra a Rússia em setores como de petróleo, defesa, entre outros.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir