Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Ex-presidente catalão renuncia a privilégios
Presidente da Generalitat da Catalunha durante 23 anos, onde detinha o tratamento de Molt Honorable (muito honrado), Jordi Pujol viu-se obrigado, esta terça-feira, a renunciar a todos os privilégios que detinha devido a ser ex-presidente daquela comunidad
Ex-presidente catalão renuncia a privilégios
Foto: g1.globo.com

A decisão surge depois de Pujol ter admitido, esta semana, que manteve durante 34 anos dinheiro em paraísos fiscais. Em comunicado, o ex-presidente catalão indicou que os fundos ocultados (que podem ascender a vários milhões de euros) procediam de uma herança milionária que a família recebeu em 1980 após a morte do seu pai.

Pujol reconheceu ainda ter regularizado o dinheiro nos últimos dias, aproveitando a amnistia fiscal lançada pelo Governo do PP em 2012, adiantando que não o fez antes por não ter "encontrado o momento adequado".

As autoridades espanholas estão, no entanto, a investigar a procedência da fortuna do líder político catalão, atualmente com 84 anos, devido às denúncias que a atribuem a corrupção política.

A confissão do patriarca da família Pujol, que pediu perdão pela sua atuação, surge depois do ex-presidente ter negado, por diversas vezes as denúncias que o acusavam de manter dinheiro escondido na Suíça, tendo mesmo chegado a ameaçar denunciar os jornais que publicavam informação sobre o assunto.

Fundador do partido Convergência Democrática da Catalunha, Pujol era considerado uma referência política pelo atual presidente da Generalitat, Artur Mas, que admitiu perante os jornalistas ter conhecido a notícia "com uma grande dor". Em pleno processo independentista, o responsável considerou, no entanto, que o escândalo fiscal de Jordi Pujol é "um tema pessoal, que nada tem a ver com o partido".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir