Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-07-2014

Presidente do Santander diz que texto contra Dilma resultou
E-mail para clientes disse que alta de Dilma em pesquisa piora economia. Presidente mundial Em�lio Bot�n disse que � "muito amigo" de Lula.
Presidente do Santander diz que texto contra Dilma resultou
Foto: g1.globo.com

O presidente mundial do Santander, Emilio Bot�n, disse nesta ter�a-feira (29), no Rio, que uma pessoa foi demitida do banco por causa do informe enviado a clientes de alta renda sugerindo que a reelei��o da presidente Dilma Rousseff (PT) tende a piorar a economia. "A pessoa que foi demitida, foi demitida porque o banco achou que deveria demitir porque fez alguma coisa ruim", disse, sem dar maiores detalhes.

"O presidente Lula � um grande presidente e muito meu amigo", acrescentou o espanhol, quando perguntado sobre o assunto numa coletiva de imprensa.

No domingo, Bot�n j� havia dito que um analista "enviou o informe sem consultar quem deveria consultar" e um executivo brasileiro do banco informou que todos os respons�veis pela elabora��o e pela aprova��o do texto seriam demitidos ap�s uma investiga��o interna.

"Inadmiss�vel"

Em entrevista nesta segunda (28), Dilma havia considerado o pedido de desculpas do Santander como "bastante protocolar" e afirmou que o epis�dio foi "lament�vel" e "inadmiss�vel para qualquer candidato". "Vou ter uma atitude bastante clara em rela��o ao banco", declarou.

Indagada se a decis�o que pretende tomar � processar o banco, a presidente n�o quis revelar. Afirmou que n�o iria especular sobre eventuais atitudes. "Sou presidenta e tenho que ter atitude que seja mais prudente", disse. Ela afirmou que, antes de qualquer medida, pretende conversar. "Conhe�o bastante bem o presidente do banco. Eu pretendo, inclusive,
conversar a respeito", declarou.

Segundo a presidente, � "inadmiss�vel para qualquer pa�s aceitar qualquer n�vel de interfer�ncia de qualquer integrante de forma institucional. � inadmiss�vel". Questionada se o Santander fez isso, respondeu: "Fez. Isso � lament�vel, inadmiss�vel para qualquer candidato, seja eu ou qualquer outro."

Informe

O caso veio a p�blico na sexta-feira (25). Em extrato encaminhado neste m�s aos clientes na categoria "Select", segmento com renda mensal superior a R$ 10 mil, o banco afirma que, se Dilma melhorar nas pesquisas de inten��o de voto, os juros tendem a subir, o c�mbio a se desvalorizar e a bolsa a cair, revertendo parte das altas recentes.

No mesmo dia, o Santander divulgou nota em que pediu desculpas aos clientes e disse que texto "enviado a um segmento de clientes, que representa apenas 0,18% de nossa base, em seu extrato mensal, e repercutido por alguns meios da imprensa hoje, n�o reflete, de forma alguma, o posicionamento da institui��o"

Bot�n participou nesta ter�a do encerramento do III Encontro Internacional de Reitores, promovido pelo Santander.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir