Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 30-07-2014

Flip começa nesta quarta com tributo a Millôr e humoristas d
Humor dá o tom da 11ª edição da festa literária em Paraty, RJ. Evento vai até o domingo (3) e tem ingressos esgotados.
Flip começa nesta quarta com tributo a Millôr e humoristas d
Foto: www.maratimba.com

A presença marcante de humoristas deve ser uma das principais características da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira (30). Isso deverá ser sentido já na palestra de abertura, às 19h, a cargo de Agnaldo Farias. Ele é crítico de arte, mas o tema da exposição na Tenda dos Autores será a obra do escritor, jornalista, desenhista, dramaturgo e tradutor Millôr Fernandes (1923-2012). Em praticamente todas as atividades às quais se dedicou, o homenageado desta edição do evento tinha como traço essencial justamente o humor.

Em seguida, é a vez da mesa "Millôrmaníacos", a primeira da Flip 2014, que reúne Reinaldo e Hubert, do grupo Casseta & Planeta. Eles entrevistam o cartunista Jaguar, amigo de Millôr. O show de abertura, desta vez aberto ao público, vai ser da cantora Gal Costa, na tenda da Flipinha, às 21h30.
(Veja ao final da nota a programação completa)
Em entrevista ao G1 por telefone, Hubert diz ter dúvidas de que Millôr apreciasse a homenagem. "Não sei se ele ia gostar. Ceramente, ia achar ridículo", afirma. "Mas acho muito justo que ele seja lembrado. Se você pegar todos que já foram homenageados, o Millôr não fica a dever." Ele conta que o encontro deve ser "uma coisa mais livre". "Não adianta ficar querendo planejar, é num estilo mais coloquial, até pelo Jaguar, que é um grande contador de história."
Dentre os outros destaques da programação, que vai até domingo (3), estão os jovens autores brasileiros Antonio Prata e Gregorio Duvivier (integrante do canal de humor Porta dos Fundos); o cineasta Cacá Digues; o músico Edu Lobo; o arquiteto Paulo Mendes da Rocha; os jornalistas Glenn Greenwald, David Carr e Andrew Solomon; a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri (ganhadora do prêmio Pulitzer); e a jovem neozelandesa Eleanor Catton (ganhadora do prestigioso Booke Prize em 2013).Os jornalistas e escritores Bernardo Kucinski e Marcelo Rubens Paiva participam de uma mesa sobre "a vida na ditadura militar". Eles se juntam a nomes como a atriz e escritora Fernanda Torres, o israelense Etgar Keret e o ativista norte-americano Michael Pollan.
Ao explicar a tendência da programação de 2014, o curador da Flip, Paulo Werneck, ressaltou que "o tom foi dado pelo Millôr". "Ele era a pedra no sapato do poder. É um tom crítico, principalmente ao poder", comentou. "Mas são novos críticos, que falam de questões do século 21. Não é a ." Esta é a primeira vez em que a Flip lembrará um autor que participou do evento – Millôr Fernandes esteve na primeira edição, em 2003.
Todos os ingressos para o evento estão esgotados. A organização diz ainda que "sempre pode haver desistências, por diferentes motivos, e os ingressos voltarem à venda". A recomendação é que os interessados acompanhem o andamento das vendas pela internet, no site da Tickets for Fun (clique aqui), pelo telefone (4003-5588), nas bilheterias do Citibank Hall de São Paulo e do Rio, nos pontos de venda credenciados (clique aqui para ver a lista completa), e, exclusivamente para moradores de Paraty, na agência Paraty Tours.
O assento na tenda dos autores custa R$ 46, o mesmo preço do ano passado. Outra novidade diz respeito à tenda do telão, que agora muda de lugar e passa a ser também gratuita e aberta ao público. A mesa Zé Kléber, que acontece na quinta (31) às 9h30, é, como de costume, gratuita. As entradas devem ser retiradas uma hora antes.
De acordo a assessoria de imprensa da Flip, para cada mesa "o limite é de dois ingressos por pessoa, de acordo com o CPF do comprador". Há meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiência.
As primeiras mesas a terem ingressos esgotados foram: "Romance em dois atos", com Daniel Alarcón e Fernanda Torres; "2x Brasil", com Cacá Diegues e Edu Lobo; "Memórias do cárcere: 50 anos do golpe", com Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e Persio Arida.
Os últimos ingressos vendidos foram para os debates "Narradores do poder", com David Carr e Graciela Mochkofsky; "Os sentidos da paixão", com Almeida Faria e Jorge Edwards; "Livros de cabeceira", com convidados lendo trechos de autores favoritos; e para o encontro extra "Porque era ele, porque era eu", com Mathieu Lindon e Silviano Santiago.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir