Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2014

Ataque de Israel mata palestinos em escola da ONU
Ao menos 20 refugiados morreram, segundo servi�os de emerg�ncia. Apenas nesta quarta (30), 67 palestinos morreram em ataques.
Ataque de Israel mata palestinos em escola da ONU
Foto: www.maratimba.com

Um ataque israelense matou ao menos 20 palestinos refugiados na manh� desta quarta-feira (30) em uma escola da ONU no norte da Faixa de Gaza, informaram os servi�os de emerg�ncia. Um disparo de tanque atingiu em cheio duas salas de aula da escola da UNRWA, a ag�ncia da ONU para os refugiados palestinos, no campo de Jabaliya, revelaram os servi�os de emerg�ncia.

Na noite de ter�a-feira (29), outros 13 palestinos morreram atingidos por disparos de tanques israelenses no campo de Jabalyia, de acordo com o chefe dos servi�os de emerg�ncia da Faixa de Gaza, Ashraf al-Qudra.


CONFLITO EM GAZA
Combates s�o os mais graves desde 2012
veja os motivos de israel
veja os motivos dos palestinos
in�cio da escalada de tens�o
conhe�a os sistemas a�reos
vida de restri��es em Gaza
galeria de fotos
saiba quem � o Hamas
Muitos civis palestinos se refugiaram nas escolas da UNRWA, especialmente em Jabaliya, ap�s a advert�ncia do Ex�rcito hebreu sobre a possibilidade de bombardeios em massa contra seus bairros. No total, cerca de 180 mil habitantes do territ�rio palestino est�o refugiados, em condi��es muito prec�rias, nas 83 escolas geridas pela UNRWA.
A ag�ncia da ONU acusou o Ex�rcito de Israel de "grave viola��o do direito internacional" depois do ataque.
"Condeno da forma mais firme esta viola��o do direito internacional por parte das for�as israelenses", declarou no comunicado Pierre Krahenb�hl, chefe de UNWRA. "Pe�o � comunidade internacional que inicie uma a��o pol�tica decidida para por fim de imediato ao massacre em andamento".
"N�o h� palavras para expressar minha c�lera e indigna��o. � a sexta vez que uma de nossas escolas sofre um ataque", afirmou no Twitter.
O Ex�rcito israelense disse, ap�s o ataque, que militantes palestinos haviam disparado bombas de perto da escola, e que Israel respondeu aos ataques. "Mais cedo, militantes dispararam morteiros contra soldados israelenses da vizinhan�a da escola da ONU em Jabaliya. Em resposta, os soldados dispararam contra a origem do fogo, e ainda estamos revisando o incidente", informou um porta-voz militar.
No dia 24 de julho, um disparo de artilharia atingiu outra escola da ONU na Faixa de Gaza, em Beit Hanun, matando cerca de 15 palestinos. O Ex�rcito israelense negou sua responsabilidade no incidente.
Outros ataques
Na madrugada desta quarta, a avia��o de Israel matou sete palestinos de uma mesma fam�lia na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, informaram os servi�os de emerg�ncia.
"Sete membros da fam�lia Abu Amer morreram nos intensos disparos de tanques contra sua casa, no leste de Khan Yunes. Os cad�veres foram retirados dos escombros e levados ao hospital Nasser de Khan Yunes", declarou Ashraf al-Qudra, porta-voz dos servi�os de emerg�ncia da Faixa de Gaza.
Os ataques a�reos de Israel tamb�m atingiram tr�s mesquitas, na cidade de Gaza, no campo de refugiados de Shati e em Rafah na madrugada desta quarta, segundo os servi�os palestinos de seguran�a.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir