Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

A função Eventos do Facebook é mais interessante que parece
Se eu pudesse manter apenas uma opção do Facebook, essa seria o sistema de recomendações de eventos. Finalmente, um uso interessante do algoritmo...
A função Eventos do Facebook é mais interessante que parece
Foto: g1.globo.com

Se eu pudesse manter apenas uma opção do Facebook, essa seria o sistema de recomendações de eventos. Finalmente, um uso interessante do algoritmo que não serve apenas para acumular dezenas de curtires.

Você adivinhou, o Facebook, não é meu site favorito. Eu prefiro as redes sociais que informam algo, como o Twitter, ou me distraiam com conteúdo diferentes de posts reclamões. "Nossa, que dia infernal, não aguento mais trabalhar hoje", suponho que você já tenha lido algo dessa linha no Facebook.

Entendo perfeitamente o argumento, "Mas ninguém está forçando você a ficar no Facebook." Isso é verdade, mas o Facebook, não por minha escolha, se transformou no melhor serviço para conversar com seus amigos desde o site ao aplicativo Facebook Messenger [Android | iOS | Windows Phone | BlackBerry | Java].

Para minha sorte, descobri há pouco tempo uma forma diferente de usar a rede social: consultar eventos recomendados pelo Facebook sem parar. Na época digital, os organizadores de concertos, expositores e responsáveis por eventos culturais não podem se esquecer das redes sociais... e esta é uma grande notícia para o público.

Vou explicar rapidamente a mecânica que desenvolvi para tirar o máximo proveito de todos os meus finais de semana.

Se acabaram os sábados à noite sem saber o que fazer

Eu comecei um novo ritual na sexta-feira à tarde: vou para a seção Eventos do Facebook, acessível a partir da linha do tempo, do lado esquerdo da tela.

Os eventos sugeridos para mim pelo Facebook são cada vez mais relevantes

Aceitando todos estes eventos, eu ajudo também o Facebook a melhorar o seu algoritmo, de modo que ele pode me oferecer algumas coisas muito interessantes.

Para classificar o momento e decidir o que fazer no fatídico sábado, eu consulto o excelente aplicativo Sunrise Calendar [Android | iOS] no meu iPhone. Nele, eu encontro todos os eventos que assinei e posso recusar ou aceitar um convite, se eu não fiz ainda.

Você acaba de chegar a uma nova cidade? Ao invés de tentar ler os jornais locais em busca de lugares, por que não fazer como eu e começar a buscar pelo Facebook? A rede social, sem dúvida, oferece atividades que atendem as suas necessidades.

Os pássaros com as mesmas penas voam juntos... e frequentam os mesmos eventos

A lógica de eventos do Facebook é muito simples: com base na interação social que você tem com seus amigos e amigos de amigos, o algoritmo é capaz de oferecer eventos que possam interessar.

Estou disposto até a apostar que o Facebook vai lançar nos próximos meses um aplicativo para celular dedicado ao calendário. A rede social se baseia fortemente no smartphone e não hesitou em promover novos aplicativos como o Paper ou Facebook Messenger, além de adquirir o WhatsApp por aquela bagatelha impressionante.

A funcionalidade Eventos deverá se tornar mais rentável para o Facebook

O Facebook sabe melhor que qualquer um quem são seus amigos e quais atividades você gosta. As empresas do setor de Eventos estão logicamente dispostas a pagar para aparecer em sua parede, se o perfil interessar, claro.

Outro ponto positivo para a rede de Mark Zuckerberg: depois de participar do evento, a maioria dos usuários compartilham fotos no Facebook, comentam sobre o evento, a festa ou o bar. Estes são outros conteúdos utilizáveis, que permitem à rede social tornar-se ainda mais relevante para todos.

O Facebook, sua nova agenda cultural

E se você trocar todos os seus guias de cidade e outras agendas culturais pelo Facebook? Pessoalmente, este já é o meu caso e eu me sinto muito bem. Eu não perco eventos importantes. Pelo contrário, junto com o bate-papo, essa é a única característica do Facebook da qual eu realmente gosto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir