Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Em 6 meses, mais de uma tonelada de droga é apreendida
Apreensões ocorreram em cidades de Mato Grosso na fronteira boliviana. Quantidade é 257% maior que as apreensões feitas no período de 2013.
Em 6 meses, mais de uma tonelada de droga é apreendida
Foto: g1.globo.com

Em um período de seis meses, cerca de uma tonelada de droga foi apreendida na região fronteiriça de Mato Grosso com a Bolívia. De acordo com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a quantidade é 257% maior que as apreensões realizadas no mesmo período de 2013, quando foram apreendidos 411 quilos de entorpecente.

Do total apreendido neste ano, mais de 774 quilos é composto de pasta base de cocaína. Além dessa droga, os policiais também apreenderam maconha e crack. Uma das maiores apreensões ocorreu em maio, quando os policiais flagraram seis pessoas com 253 quilos de pasta base de cocaína perto do município de Cáceres, a 220 km da capital.


De acordo com o comandante do Gefron, os principais meios utilizados pelas quadrilhas para traficar os entorpecentes são a pé, carros, motocicletas, barcos e aviões de pequeno porte, sendo este último conhecido como "tráfico de arremesso".

"As drogas saem da Bolívia em pequenas aeronaves, são arremessadas na região de fazendas localizadas na linha de fronteira e uma equipe [de traficantes] já está pronta para fazer o resgate das drogas que ficam armazenadas por um tempo nas fazendas, ou geralmente são encaminhadas para as cidades mais próximas, pelo chão ou pelo ar, utilizando pistas clandestinas criadas pelos traficantes", explicou o tenente-coronel e coordenador do Gefron, Wankley Corrêa Rodrigues.

Os policiais atuam em barreiras montadas nas estradas e além do uso de cães farejadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir