Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Executiva estadual do PT aprova expulsão de Luiz Moura
Decisão terá de ser ratificada pelo diretório estadual. Deputado é suspeito de envolvimento com facção criminosa.
Executiva estadual do PT aprova expulsão de Luiz Moura
Foto: g1.globo.com

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu na manhã desta quinta-feira (31) pela expulsão do deputado estadual Luiz Moura (PT-SP) da legenda. Moura é suspeito de envolvimento com facções criminosas em São Paulo desde março, quando foi flagrado pela polícia em reunião com supostos criminosos. A decisão ainda precisa ser ratificada pelo diretório estadual do partido.

Segundo o presidente estadual do PT, Emídio de Souza, a decisão pela expulsão do deputado foi unânime e é um encaminhamento para o diretório estadual. O diretório, que tem o poder de expulsar de fato Moura do partido, vai se reunir na manhã desta sexta-feira (1). De acordo com Souza, o deputado teve "amplo direito de defesa".
"Ele foi chamado para essa própria reunião. Foi notificado no dia 18 e foi dado dez dias para ele apresentar documentos, testemunhas. Hoje ele poderia trazer até oito testemunhas e não trouxe nenhuma, não veio", disse.

De acordo com o presidente do diretório estadual, a decisão foi tomada por causa do "dano causado à imagem do PT por conta das acusações e depois ainda concluindo com a ação que ele fez contra o PT desestabilizando toda a nossa coligação". No início do mês, Moura conseguiu liminar anulando a convenção estadual petista, da qual ele não pode participar por ter sido afastado do partido. A liminar foi derrubada, mas se tivesse sido mantida, poderia implicar no fim das candidaturas estaduais petistas, inclusive as de Alexandre Padilha, candidato ao governo do estado e Eduardo Suplicy, candidato ao Senado por SP.

Moura já afirmou que é inocente e usou a bancada da Assembleia Legislativa para dizer que ainda não é nem objeto de investigação formal. O procurador geral de Justiça do estado entrou com um pedido no Tribunal de Justiça na última quinta-feira (24) para investigar o deputado Luiz Moura. Segundo o Diário Oficial, o objetivo é a apuração de eventual prática de crimes de organização criminosa, extorsão, constrangimento ilegal, apropriação indébita, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e abuso de autoridade. O Tribunal ainda não se manifestou.

Para o PT, porém, o fato de o deputado não ser ainda alvo de investigação é indiferente. "A decisão do PT não precisa esperar fatos policiais ou conclusão de inquérito policial", disse Souza. Segundo ele, o PT "não é um órgão de investigação". "Nós não temos qualquer tolerância com mal feito. Cabe aos partidos políticos filtrar aqueles que militam no seu interior e nós entendemos que a conduta dele não é compatível com as propostas do PT", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir