Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Confiança do comércio cai 6,3% no trimestre até julho, apont
Confiança do setor de serviços também recuou pela sétima vez consecutiva e atingiu menor nível desde abril de 2009
Confiança do comércio cai 6,3% no trimestre até julho, apont
Foto: www.maratimba.com

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 6,3%, para 113,4 pontos, na média do trimestre encerrado em julho ante o mesmo período do ano anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. Nos três meses até junho a queda havia sido de 6,4%.

"Passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses. O cenário, embora factível, não altera o quadro de baixo crescimento que vem caracterizando o comércio em 2014", disse o superintendente adjunto de ciclos econômicos da FGV Aloisio Campelo Jr.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 8,9%, para 84,4 pontos, entre maio e julho ante o mesmo período do ano anterior. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 4,7%, para 142,4 pontos, na mesma base de comparação.

Leia também:
Contas do governo têm pior resultado desde 2000 no 1º semestre
Produtividade brasileira estagnou na última década, alerta OCDE
Confiança da indústria é a menor desde abril de 2009

Serviços - Ainda nesta quinta-feira, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,6%, para 107,3 pontos, no trimestre encerrado em julho ante o mesmo período do ano anterior. Trata-se do sétimo recuo consecutivo, para o menor nível desde abril de 2009. No mês anterior, houve queda de 0,3%, para 108,0 pontos. A confiança do setor de Varejo Restrito caiu 5,5%, enquanto a confiança do setor de Varejo Ampliado, que inclui veículos, motos e peças e material para construção, recuou 7,3%. No Atacado houve queda de 4,6%.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) de serviços recuou 7,2% em julho sobre junho, após queda de 1,1% anteriormente. Já o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 4,3% em julho ante alta de 0,4% em junho.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir