Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Com indústria em baixa, Federação prevê mais desemprego ES
Segundo a Findes, o mercado internacional tem comprado menos. Previsão é que 2015 siga com a produção em baixa em todo o Brasil
Com indústria em baixa, Federação prevê mais desemprego ES

A produção física industrial no Espírito Santo foi constatada em 8,2 percentuais negativos em 2014, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Findes). O presidente do órgão, Marcos Guerra, explicou, em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, nesta quinta-feira (31), que o mercado internacional tem comprado menos e o Brasil perdeu um pouco de competitividade no meio. A previsão é que o próximo ano siga com a produção das indústrias extrativa e de transformação em baixa em todo o Brasil e resulte em desemprego.

De acordo com o presidente da Findes, Marcos Guerra, a estimativa é que a indústria nacional não cresça em 2014. A situação do estado pode ser um pouco diferente por conta dos projetos que chegaram. "A quarta usina da Samarco, oitava usina da Vale, Jurong e outras empresas, como Itatiaia no Norte, obras novas que estão chegando. Se não fosse isso, nossa expectativa era, de novo, fechar a produção física industrial no vermelho", falou Guerra.

Caso o quadro continue ruim, há possibilidade de aumento do desemprego no estado em 2015, segundo falou o presidente da Findes. "Com corte no orçamento e falta de recursos para investir no Brasil, a indústria não vai conseguir absorver as perdas. A partir do momento que ela perde competitividade, ela acaba não vendendo seus produtos. Assim, coloca em risco os empregos", disse ele.

Fonte: Redação: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir