Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Ibama não libera instalação de porto em Presidente Kennedy
Órgão disse que licença não foi dada por falta de informações no projeto. Empresa vai ter que rever documento em um prazo de quatro meses.
Ibama não libera instalação de porto em Presidente Kennedy

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não liberou a construção do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Segundo o órgão, a licença não foi concedida pela falta de várias informações no projeto. Com isso, a empresa responsável pela obra vai ter que rever o projeto em um prazo máximo de quatro meses para, então, entregar um novo pedido.

A região de Praia das Neves, no município capixaba, foi escolhida para a instalação do porto após uma parceria entre empresários do Espírito Santo e de fora do país. De acordo com o Ibama, itens básicos do relatório precisam ser esclarecidos, como a "titularidade da área do empreendimento e as possíveis desapropriações necessárias para sua implantação".

A lista de pedidos também inclui a necessidade de detalhar qual o alcance da infraestrutura do porto, suas rotas e operação. Além disso, a equipe ambiental concluiu que o material, "tal como apresentado, impede uma análise adequada do estudo, bem como a manifestação quanto à viabilidade ambiental do empreendimento Porto Central".

Mesmo com o projeto barrado, a Prefeitura de Presidente Kennedy acredita que as obras vão começar em 2015. "Nós já estamos na preparação dos projetos, do planejamento estratégico, infraestrutura, asfalto, tratamento de água, de esgoto, escolas e unidades sanitárias. Já vamos começar a desenvolver esses projetos", falou o assessor de gabinete Luiz Mediti.

Com 10 mil habitantes atualmente, o município deve ter a população triplicada com a instalação do porto. Para que os moradores aproveitem as oportunidades, eles passaram a receber cursos de capacitação. "Nós temos uma gama de 20 a 30 cursos já contratados pelo Senai para estarem chegando ao nosso município", disse a secretária de Assistência Social, Maísa Fosse.

O presidente do Porto Central informou que a previsão é concluir o documento em até 15 dias, com as alterações que o Ibama exigiu. O prazo para o órgão fazer a avaliação depende do conteúdo do projeto.

Fonte: Redação: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir