Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Homem volta enxergar após esperar por 4 anos de espera
Paciente chegou a ir cinco vezes em unidades de saúde da Grande Vitória. Cirurgia foi realizada nesse mês de julho, e homem já tirou os curativos.
Homem volta enxergar após esperar por 4 anos de espera

"É como se eu tivesse nascido de novo". É assim que o pastor José Carlos Silva, de 54 anos, define o momento em que recuperou a visão após passar mais de 4 anos sem poder enxergar, pois tinha catarata. Morador do município da Serra, na Grande Vitória, e dependente da saúde pública, ele precisou passar por uma longa espera até poder fazer uma cirurgia. Mesmo com tanta demora, hoje ele comemora o resultado do procedimento e a vitória sobre mais um obstáculo.

Durante o período em que sofreu com a doença, José chegou a ir até três unidade de saúde no município da Serra, duas vezes ao Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano de Cariacica e uma vez até a Santa Casa, em Vitória, mas não conseguiu marcar a cirurgia pela rede pública de saúde. Em maio de 2014, o secretário Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, foi procurado e garantiu que o paciente seria submetido ao procedimento, que ocorreu no início de julho.

José contou que no momento em que tirou os curativos do rosto, após a cirurgia, já sabia o que ia fazer. "A primeira coisa foi agradecer a Deus e ler a minha Bíblia", disse.
O pastor relembrou os tempos difíceis em que precisava da ajuda de outras pessoas para realizar atividades simples do cotidiano. "Antigamente, eu estava sendo carregado pelos outros, sendo dependente dos outros para me dar comida, para me ajudar a mudar de roupa, e eu não tinha ninguém. Agora, graças a Deus, eu não vou precisar depender de ninguém. É uma coisa maravilhosa", declarou o homem.

Mesmo com o problema resolvido, ele também cobrou das autoridades que demoras como a que ele passou não ocorram mais, para que outras pessoas não precisem sofrer tanto. "Se tivesse uma saúde pública boa nesse estado, com dois meses que eu comecei (o tratamento), eu tinha operado", criticou.

Agora que voltou a enxergar, o pastor já começa a fazer planos. "Eu pretendo correr atrás de um emprego, coisa que eu não estava conseguindo antes. Voltar a compor os meus hinos, a escrever e voltar a cantar", finalizou.

*Com colaboração de Roger Santana, da TV Gazeta.


Fonte: Redação: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir