Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2014

Lei que proíbe som alto dentro dos ônibus divide opiniões
Multa para passageiro que infringir a lei foi estipulada no valor de R$ 300. Determinação vale também para quem usar celular na função viva voz.
Lei que proíbe som alto dentro dos ônibus divide opiniões
Foto: g1.globo.com

A prática de incomodar o sossego dos outros passageiros ao ouvir música sem o fone de ouvido através do aparelho celular pode estar com os dias contados em Teresina. O poder público da capital já aprovou e sancionou a Lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros sem fones de ouvido dentro de ônibus, vans e metrô que são utilizados como transporte coletivo. O decreto também já fixou o valor de R$ 300 de multa aos infratores, mas apesar da imposição, a determinação ainda divide opiniões pelas ruas da cidade.

O comerciante Júnior Sousa diz que costuma usar o celular para ouvir músicas e sempre que precisou usar o transporte público, não coloca o fone de ouvido. "Sempre uso o aparelho para ouvir músicas. Acho que é um direito meu escutar o que eu gosto, não posso ser obrigado a andar de fone de ouvido", reclama Júnior.

Para o estudante Renan Pereira, de 19 anos, a Lei é necessária e deve ser bem recebida pela população. "É errado as pessoas terem que escutar o barulho emitido por um celular de outra pessoa. Eu gosto de escutar música, mas sempre que faço isso estou com fone de ouvido para não incomodar ninguém", descreve Renan.

O comerciário Felipe Monteiro confessou que ainda não sabia da lei, mas acredita ser uma boa iniciativa para educar as pessoas, o único problema será quando esquecer o fone em casa. "Escutar música ajuda a passar tempo durante a viagem de casa para o trabalho e vice versa. Não posso mais é esquecer o fone em casa, ele vai ter que ficar sempre conectado ao celular", disse.

Sobre o desconforto de usar os fones, Felipe garante que não sente nenhum incomodo. "Sempre uso no volume baixo e me preocupo em utilizar acessórios que não machucam quando são colocados no ouvido", conta Felipe.

Quem também aprovou a medida foram as vendedoras Lilian e Lyara que trabalham em uma loja que vende acessórios para celular. "As vendas de fones de ouvido são sempre grandes. Agora, com a nova lei, esperamos que o comércio aumente e possamos lucrar mais", afirmaram.

A nova determinação já está em vigor e além das restrições ao ouvir música, também proíbe o uso do aparelho na função viva voz durante ligações. A única ressalva da lei é a inexistência de punição é para o motorista, caso queira ligar o sistema de som do próprio veículo.A estudante Carla Roberta, de 18 anos, diz que a medida fere os direitos do cidadão e também questiona o fato de a Lei não valer para o som do próprio veículo. "Acredito que quem se sentir incomodado, bastaria pedir para baixar a música, não há necessidade de uma lei para isso. Se é para proibir porque o barulho incomoda os passageiros e atrapalha o motorista, o uso do som do próprio veículo também tem que ser proibido. Os condutores colocam músicas em um volume alto, que me incomodam e podem também tirar sua atenção ao mexerem no aparelho", reclama Carla.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir