Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

Eleição de "famosos" tem ex-atletas, cantor, ator e até Miss
Candidatos a deputado estadual e federal usam fama nas urnas eletrônicas. Jardel, Washington, Gabriela Markus e Cigano Igor estão entre os nomes.
Eleição de
Foto: g1.globo.com

Mais de mil pessoas concorrem aos cargos de deputado estadual e federal no Rio Grande do Sul nestas eleições de 2014, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre elas estão candidatos conhecidos do eleitor gaúcho que tentam entrar na vida pública pela primeira vez. São ex-atletas, cantores, um ator, policiais e até Miss Brasil. Também estão na disputa políticos conhecidos, que já ocuparam cargos importantes no estado.

Entre os famosos, os ex-jogadores dominam a relação de registros do TSE. As novidades ficam por conta de Mario Jardel (PSD), ex-Grêmio, que deixou os gramados e agora vai se aventurar pela primeira vez nas urnas com o nome "Jardel Centroavante", e Washington Cerqueira (PDT), o "Coração Valente", que foi eleito como vereador mais votado em Caxias do Sul no pleito de 2012. Os dois concorrem aos cargos de deputado estadual e deputado federal, respectivamente.

Ainda no esporte, o ex-judoca João Derly (PCdoB) tenta uma vaga na Câmara dos Deputados. Em 2012, ele foi o segundo vereador mais votado na Câmara Municipal de Porto Alegre, atrás apenas do vereador Pedro Ruas (PSOL). Dinho (PRB) e Mazaropi (PCdoB), candidatos por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), e Danrlei (PSD), para a Câmara, também estão na disputa.

A lista dos que concorrem ao cargo de deputado também tem a Miss Brasil 2012 Gabriela Markus (PMDB), que deixa de lado a carreira de modelo para tentar uma cadeira na Assembleia gaúcha. O ator Ricardo Macchi (PTB), que ficou conhecido como "Cigano Igor", personagem da novela "Explode Coração", quer o cargo federal. Duda Calvin (PT), vocalista da banda punk Tequila Baby, e o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB), ex-chefe da Polícia Civil, também concorrem na AL-RS.

No total, segundo o TSE, o Rio Grande do Sul tem 717 candidatos a deputado estadual e 327 a deputado federal.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir