Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

ES tem mais de 30 mil mesários para as eleições de 2014
Segundo TSE, número abrange convocados e voluntários. Nomeação segue até a próxima quarta-feira (6)
ES tem mais de 30 mil mesários para as eleições de 2014
Foto:g1.globo.com

Quase 32 mil eleitores do Espírito Santo vão trabalhar como mesários no próximo dia 5 de outubro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre convocados e voluntários, eles começaram a ser nomeados na segunda semana de julho e continuam até a próxima quarta-feira (6). No estado, oito mil pessoas se cadastraram para trabalhar como voluntários as próximas eleições.

Para a convocação, o eleitor recebe uma carta em sua residência. É possível se voluntariar mesmo após o fim do prazo de convocação, já que pode haver necessidade de substituição. Todos os mesários, secretários e presidentes de seção, mesmo que já tenham trabalhado em outras eleições, recebem treinamento dado pelo tribunal na semana anterior ao pleito.
Apesar de não serem beneficiadas com remuneração em dinheiro, as 31.928 pessoas que trabalharem nas eleições vão receber auxílio alimentação de R$ 25 no dia do pleito e o direito a dois dias de dispensa do trabalho. Além disso, o fato de ter sido mesário pode ser critério de desempate em concurso público e servir como créditos em disciplinas em instituições de ensino superior.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir