Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2014

Mundo atual permite ser gay e pai, diz Andrew Solomon
Homossexual assumido, ele conta que quest�o o incomodava no passado. "Quando era crian�a achava que teria que fazer essa escolha terr�vel", revela
Mundo atual permite ser gay e pai, diz Andrew Solomon
Foto: g1.globo.com

"O mundo mudou. Tornou-se poss�vel ser homossexual e ao mesmo tempo ter filhos", afirmou o jornalista e ensa�sta americano Andrew Solomon em entrevista coletiva realizada na Festa Liter�ria Internacional de Paraty (Flip), nesta sexta-feira (1�). De acordo com ele, gay assumido, um dos grandes dilemas de sua juventude foi a ideia de optar entre ser quem realmente era ou se tornar pai.
O G1 transmitir� ao vivo todas as mesas da Flip 2014, tanto com �udio traduzido (se a palestra n�o for em portugu�s) quanto com �udio original.

Sempre quis ter um filho e quando era crian�a achava que teria que fazer essa escolha terr�vel: ou eu teria que ser sincero com quem eu era � ser gay � ou teria uma fam�lia. Se fosse gay, n�o poderia ter filho; se tivesse filho, n�o poderia ser gay", contou.
"N�o poderia suportar a ideia de viver a vida fingindo ser h�tero, mas n�o podia suportar a ideia de n�o ter filhos, que s�o importantes".
Para Solomon, a quest�o ficou para tr�s no mundo de hoje, muito diferente daquele de sua inf�ncia, tanto que ele e o parceiro s�o pais.
"Na nossa fam�lia s�o dois pais ou um desempenha o papel de m�e? Pensei, analisando outros casais, observando o casamento de outros, fam�lias h�teros, percebi que tudo que constituiu-se [na minha rela��o familiar] tem a ver com o fato de qualquer um dos dois pode assumir qualquer um dos papeis".
Maternidade e paternidade s�o temas do pr�ximo livro do escritor, que tamb�m tratou da vida familiar em "Longe da �rvore" (Companhia das Letras), que divulga na Flip. Na obra, ele mostra casos de pais que tiveram filhos fora dos padr�es convencionais, por exemplo, por sofrerem de esquizofrenia, terem mudado de sexo ou cometido crimes.
"N�o devemos culpar os pais. Devemos entend�-los, devemos reconhecer as lutas em que trabalham e as ang�stias nas quais passam com filhos que acabaram tendo esse tipo de futuro", apontou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir