Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

OBAMA ADMITE QUE CIA "TORTUROU ALGUMAS PESSOAS"
"Fizemos um monte de coisas certas, mas torturamos algumas pessoas. Fizemos algumas coisas que eram contr�rias a nossos valores", declarou o presidente dos EUA � imprensa, sobre o per�odo dos atentados de 11 de setembro de 2001; segundo Barack Obama, a Ca
OBAMA ADMITE QUE CIA
Foto: g1.globo.com

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta sexta-feira que a Ag�ncia Central de Intelig�ncia (CIA, na sigla em ingl�s) "torturou algumas pessoas" depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 e que a Casa Branca entregou ao Congresso um relat�rio de uma investiga��o sobre as "t�cnicas avan�adas de interrogat�rio".

"Fizemos um monte de coisas certas, mas torturamos algumas pessoas. Fizemos algumas coisas que eram contr�rias a nossos valores", afirmou Obama em entrevista � imprensa.

O coment�rio foi uma reafirma��o de sua decis�o de proibir o uso de t�cnicas de interrogat�rio, como a simula��o de afogamento, pouco depois de assumir o cargo, em janeiro de 2009.

O governo do presidente George W. Bush, antecessor de Obama, autorizou o emprego de m�todos violentos de questionamento de militantes detidos na esteira dos ataques de 2001 depois de decidir que eles n�o chegavam a ser tortura.

Obama disse a rep�rteres que as t�cnicas foram usadas porque os EUA temiam que outros ataques fossem iminentes.

"� importante que, em retrospecto, n�o sejamos muito moralistas a respeito do trabalho duro que essas pessoas tiveram", afirmou. "Muitas delas estavam trabalhando sob enorme press�o e s�o verdadeiros patriotas".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir