Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2014

Luhansk, no leste da Ucrânia, está à beira de uma catástrofe
Cidade sofre com a falta de água, energia elétrica e alimentos. Município é um dos redutos dos separatistas pró-Rússia.
Luhansk, no leste da Ucrânia, está à beira de uma catástrofe
Foto: g1.globo.com

No leste da Ucrânia, a prefeitura de Luhansk advertiu que este reduto separatista, cenário de confrontos, está à beira de uma catástrofe humanitária, pois sofre com a falta de água, energia elétrica e com problemas no fornecimento de alimentos.
A capital regional perto da fronteira com a Rússia, que tinha mais de 500 mil habitantes antes da insurreição, foi devastada pelos confrontos entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-Rússia nas últimas semanas.
"O que acontece hoje em Lugansk é uma autêntica guerra que custou a vida de mais de 100 habitantes pacíficos", afirma um comunicado da prefeitura.
"Depois de vários meses (de combates), com o bloqueio e tiros constantes, a cidade está à beira de uma catástrofe humanitária", adverte.
Lugansk, situada na bacia industrial e de mineração de Donbass, é um dos redutos da rebelião pró-Rússia que proclamou uma "república popular", assim como na cidade de Donetsk, situada a 150 quilômetros.
Os combates acontecem desde o início da ofensiva há três meses, sobretudo para controlar o aeroporto, e já provocaram várias vítimas civis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir