Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Em meio à greve na USP, alunos retornam às aulas em Piracica
Reunião entre grevistas, professores e estudantes ocorre nesta segunda. Funcionários querem aumento salarial de 9,78%, e a paralisação continua
Em meio à greve na USP, alunos retornam às aulas em Piracica
Foto: g1.globo.com

Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), retomaram as aulas nesta segunda-feira (4). Os estudantes voltaram à rotina em meio à greve dos funcionários da instituição, que estão paralisados há 70 dias. Uma reunião entre os grevistas, professores e alunos será realizada no campus às 14h para compartilhamento de informações sobre a ação.


Os funcionários em greve pedem o aumento salarial e melhores condições de trabalho. A paralisação teve início no dia 27 de maio, após a decisão do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) de congelar os salários dos funcionários das instituições. Segundo Ony Rodrigues de Campos, diretor do sindicato da categoria na cidade, houve cinco tentativas de negociação, porém nenhuma delas foi aceita. A categoria reivindica 9,78% de aumento, o que foi negado.
"A reunião é para esclarecer aos alunos e professores a situação da universidade. O Governo quer acabar com a universidade pública de boa qualidade no estado e quem está sendo prejudicado com isso somos todos nós." Campos relatou ainda que não há previsão para o término da greve.

De acordo com a assessoria da Esalq, as aulas não foram interrompidas. A instituição informou ainda que das 619 turmas em Piracicaba 9,7% não tiveram as notas colocadas no sistema.
Já Gislaine Granato, secretária da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) em Piracicaba, disse que os professores continuam em greve na cidade, mas não soube informar quantos aderiram a paralisação. Segundo ela, nesta segunda as aulas serviram apenas para informar os alunos sobre a situação da greve, já que o primeiro semestre não foi fechado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir