Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

Limpeza na Estrada de Ferro em Porto Velho
Trabalho � intensificado com apoio do Ex�rcito. Galp�es j� foram limpos; antiga esta��o deve ser reformada.
Limpeza na Estrada de Ferro em Porto Velho
Foto: g1.globo.com

A conclus�o da limpeza na Estrada de Ferro Madeira Mamor� e reativa��o do Museu Hist�rico seguem sem data de entrega. Segundo a Funda��o Cultural de Porto Velho (Funcultural), h� muito trabalho de limpeza e restaura��o a serem feitos no local, mas com o apoio do Ex�rcito deve ser intensificado.

No dia 23 de julho, a 17� Brigada de Infantaria de Selva colocou 70 militares trabalhando dentro dos galp�es e finalizou a limpeza interna. Agora, o ex�rcito est� disponibilizando diariamente m�quinas com equipes de dois a tr�s militares que apoiam a limpeza externa. "Atendemos as solicita��es da funda��o h� um tempo, de acordo com as nossas possibilidades", disse o general do Ex�rcito Andr� Novaes.

O presidente da Funcultural, Christian Piana Camur�a, acredita que a limpeza externa conclua em poucos dias, mas depende da disponibilidade do caminh�o-pipa do ex�rcito. Segundo Christian, as pe�as que est�o dentro do museu ser�o lavadas manualmente e recatalogadas, mas a reativa��o do espa�o ainda segue sem previs�o.
Para a restaura��o do Complexo Madeira-Mamor�, a Funcultural j� solicitou licita��o para a reforma da antiga esta��o da Estrada de Ferro que deve ser reativada com salas para a Pol�cia Militar, patrim�nio e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioecon�mico e Turismo (Semdestur). "Muito trabalho ainda ser� feito na Estrada de Ferro, al�m da reforma da esta��o, toda o galp�o da oficina ser� limpo e os trens que ficam ao lado do complexo devem ser restaurados com o apoio dos ex-ferrovi�rios", finaliza o presidente da Funcultural.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir