Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2014

CONSULADOS DOS EUA RETOMAM ENTREVISTAS PARA VISTO
O PRAZO DE ENTREGA DO DOCUMENTO, NO ENTANTO, DEVE SER SUPERIOR AO NORMAL
CONSULADOS DOS EUA RETOMAM ENTREVISTAS PARA VISTO
Foto: g1.globo.com

As entrevistas dos solicitantes do visto americano agendadas para esta segunda-feira (4/08), foram mantidas nas se��es consulares no Brasil. Ap�s adiar as entrevistas da �ltima sexta-feira, os consulados de S�o Paulo, Rio de Janeiro, Bras�lia e Recife voltaram a realizar a segunda etapa do processo de emiss�o do documento, mas o prazo de entrega deve ser superior ao normal, de dez dias �teis.

Uma falha na rede de transmiss�o de dados em Washington, verificada no dia 20 de julho, prejudicou a emiss�o do documento americano em escala mundial. Desde ent�o, 250 mil vistos foram concedidos em todo o mundo, enquanto a m�dia � de 480 mil no mesmo per�odo.

Por causa do problema, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil precisou reagendar as entrevistas que estavam marcadas na sexta-feira para tentar acelerar a demanda pendente dos vistos j� aprovados. Os solicitantes foram automaticamente remanejados para o dia 13 de agosto, no mesmo hor�rio anterior, mas com a op��o de escolher outro dia dispon�vel no calend�rio dos consulados.

Em nota, a Embaixada afirmou que o Departamento de Estado dos EUA continua trabalhando para restaurar totalmente o sistema de emiss�o de vistos, o que n�o tem previs�o para acontecer. O Bureau de Assuntos Consulares diz que deve levar algumas semanas para o sistema voltar � normalidade.

Os casos de tratamento de sa�de ou falecimento s�o considerados prioridade na emiss�o dos vistos. Outras situa��es, como a dos brasileiros que estudam no exterior, precisam ser avaliados pelos consulados.

Apesar da falha, os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde se faz a primeira etapa da documenta��o, n�o foi afetado. Al�m das unidades em consulados, os agendamentos tamb�m podem ser feitos nos Casv de Porto Alegre e Belo Horizonte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir