Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Problemas com colesterol crescem entre jovens
Pesquisa revela que 20% dos adolescentes t�m n�veis acima dos normais. M� alimenta��o e sedentarismo contribuem para os altos valores de LDL.
Problemas com colesterol crescem entre jovens
Foto: g1.globo.com

Nesta sexta-feira (8) � celebrado o Dia Mundial do Combate ao Colesterol. Al�m de estimular a realiza��o de exames e a preven��o da doen�a, a data tamb�m serve como um alerta � popula��o. Isso porque, geralmente, os problemas relacionados ao colesterol s�o associados a adultos e idosos. Contudo, as crian�as e os adolescentes tamb�m adquirem a doen�a precocemente e preocupam a classe m�dia.
Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia revela que 20% das pessoas entre 2 e 19 anos t�m n�veis de colesterol acima do considerado normal. O m�dico Mozart Alves Gon�alves explica que parte dos casos tem origem na pr�pria fam�lia. Segundo ele, existe uma predisposi��o gen�tica sobre isso.
Esta situa��o � considera mais grave, pois o sedentarismo e a m� alimenta��o tamb�m s�o apontados como causa para o percentual t�o alto das crian�as com a doen�a, conforme o m�dico. "O normal para uma pessoa adulta � de, no m�ximo, 100 de LDL. Ent�o, quando trata-se de uma crian�a com essa alta quantidade de colesterol, � sinal de que algo est� errado na vida dela", afirma Gon�alves.
Segundo ele, � necess�rio que n�o s� as crian�as, mas tamb�m os adolescentes mudem o estilo de vida para evitar maiores problemas de sa�de. "Temos que preserv�-los logo cedo, para que eles n�o cres�am j� doentes. Por isso, � preciso diminuir as comidas como frituras, doces e refrigerante, e tamb�m praticar exerc�cios f�sicos", aponta o m�dico.
Com apenas 14 anos, Jo�o Cavalchuc tem que fazer uma dieta balanceada, acompanhada por nutricionista. O motivo � que o jovem tem a sa�de amea�ada pelo colesterol alto. "Quando fiquei sabendo da doen�a, foi um pouco chocante, porque n�s esperamos que isso acontecesse s� com adultos", diz o estudante.
Segundo a m�e do adolescente, Keller Policarpo, para facilitar a rotina do filho, foi preciso que todos os integrantes da fam�lia adotassem as mudan�as na alimenta��o. "Tivemos que diminuir as frituras, substituir os refrigerantes por sucos, comprar mais frutas e legumes, mas tudo com um bom prop�sito", afirma.
A recomenda��o dos m�dicos � que os exames de sangue sejam feitos desde a inf�ncia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir