Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Estação de trem abandonada há 25 anos aguarda revitalização
Prefeitura de Vila Velha prometeu a construção de um centro cultural. Moradores reclamam de abandono e insegurança do local.
Estação de trem abandonada há 25 anos aguarda revitalização
Foto: g1.globo.com

Após a desativação e a promessa da construção de um Centro Cultural, a estação de Trem Leopoldina, no bairro Argolas, em Vila Velha, Espírito Santo, está abandonada, de acordo com os moradores do bairro Argola, em Vila Velha, Espírito Santo. Ferros à mostra, telhado quebrado, paredes com mofo e muita sujeira podem ser vistas por quem passa pelo local. Nesta sexta-feira (8), a prefeitura do município informou que um projeto está sendo elaborado para reforma e revitalização do espaço. Ainda não há previsão de quando a estação será aberta ao público.

O local, que já foi ponto de chegada e partida, traz insegurança para os moradores. A pensionista Rosilene Alvarenga contou que assaltos são comuns próximo à estação abandonada. "Veio um rapaz aqui e me assaltou. Falou para eu passar a carteira, eu mostrei a bolsa pra ele. Como não tinha nada, ele foi embora. Fico com medo aqui", disse.
Na estação, móveis antigos estão empilhados e todos os fios de eletricidade foram roubados. Roupas, vasilhas de comida, lata de cerveja e preservativos mostram que a estação ainda é frequentada. Na bilheteria, é possível ver a sucata de um carro estacionado.

Segundo o porteiro Adenilton Martins, o teto oferece perigos para quem espera o ônibus no ponto que fica embaixo da estação. As infiltrações e o mofo tomaram conta do espaço abandonado. "A gente fica aqui embaixo e pode uma hora isso cair em cima da cabeça de alguém", falou.
Para Adenilton, a alternativa era criar um espaço para as crianças do bairro Argolas na antiga estação. "Aqui tinha que ter uma área de lazer para as crianças brincarem, porque aquela que existe no bairro é muito pequena. E o espaço é pouco para as crianças. Esse espaço poderia ser bem aproveitado", completou.
A estação Leopoldina foi desativada na década de 70 e já são mais de 25 anos de abandono. Em 2012, a Prefeitura Municipal de Vila Velha prometeu reformar o espaço e fazer um centro cultural para os moradores da região.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Espírito Santo, Diva Figueiredo disse que um acordo foi firmado entre o órgão e a prefeitura, mas que nada foi cumprido. "Pelo termo que foi assinado, teria que promover essa obra de conservação emergencial e promover a vigilância do local. Como estamos vendo, nada foi feito até agora. O Iphan resolveu colocar nos seus orçamentos em 2014 e estamos licitando essa obra, que é uma estação muito importante para a memória ferroviária e além de tudo é uma bela estação. É um exemplo de arquitetura décor, do começo do século passado, da década de 20,30", afirmou.

Para impedir mais depredação no local, a prefeitura prometeu reforçar o patrulhamento com a guarda municipal. A Secretaria de Cultura também informou que desde fevereiro é a responsável pela gestão da estação e no momento está elaborando um projeto de reforma e revitalização. A prefeitura está em busca de parceiros para a realização do projeto.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir