Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Nova pane em bomba alugada deixa 60% de Brodowski, SP,
Equipamento parou de puxar �gua para reservat�rio, informou Saaeb. Bomba original est� em manuten��o por tempo indeterminado.
Nova pane em bomba alugada deixa 60% de Brodowski, SP,
Foto: g1.globo.com

A principal bomba d��gua de Brodowski (SP) voltou a apresentar problemas nesta sexta-feira (8) e deixou 60% da cidade com torneiras secas dois dias depois de o abastecimento ter sido retomado. Alugado por R$ 300 mil para substituir o maquin�rio em manuten��o, o equipamento j� tinha falhado h� uma semana, quando foi instalado, mas tinha sido reparado e estava em funcionamento desde quarta-feira (6).
O Servi�o Aut�nomo de �gua e Esgoto de Brodowski (Saaeb) informou, em nota enviada por sua assessoria de imprensa, que a bomba do po�o Casa Branca parou de puxar �gua para o reservat�rio por volta das 9h. Emergencialmente, o departamento comunicou que disponibilizar� dez caminh�es-pipa para abastecer os bairros atingidos.

A coloca��o de uma bomba submersa para a retomada do abastecimento � cogitada, mas o Saaeb alega que isso depende de um estudo das condi��es de solo previsto para acontecer at� s�bado (9). Enquanto o problema n�o � resolvido, o �rg�o pede que a popula��o economize �gua. "Mais uma vez, a dire��o do Saaeb pede desculpas pelo transtorno e a certeza que a dire��o est� buscando todas as alternativas poss�veis", informou.
Brodowski sem �gua
O problema de abastecimento em Brodowski come�ou em 15 de julho, quando a principal bomba quebrou durante uma manuten��o na rede e deixou 60% dos im�veis sem �gua. A administra��o deu previs�o inicial de 15 dias para a falha ser solucionada e confirmou multa progressiva a moradores flagrados desperdi�ando �gua.
Uma semana depois, a Prefeitura decretou estado de calamidade p�blica. Somente na �ltima sexta-feira (1�) o Saaeb instalou o equipamento para substituir a bomba quebrada, mas apresentou problemas t�cnicos e precisou passar por reparos.
O conserto foi realizado com pe�as de um equipamento antigo do Saeeb e o abastecimento chegou a ser retomado na quarta-feira, tr�s semanas ap�s a quebra da outra bomba - que n�o tem prazo para ser reparada.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir