Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2014

Alunos fazem vídeos e denunciam descaso em escola de RJ
Principal problema apontado é a falta de merenda desde junho deste ano. Alunos lamentam que goteiras no pátio os impedem de cantar o Hino Nacional.
Alunos fazem vídeos e denunciam descaso em escola de RJ
Foto: g1.globo.com

Alunos de uma escola em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, que preferiram não se identificar, reclamam das condições da Escola Municipal Vinhateiro, localizada no bairro Vinhateiro. O principal problema apontado pelos alunos é a falta de merenda desde junho deste ano. Além disso, os estudantes denunciam problemas na estrutura da escola.
O grupo fez alguns vídeos para registrar os problemas alegados, como a falta de portas nas cabines dos banheiros e a ausência de vidros nas janelas das salas de aula, o que deixa o ambiente molhado em dias de chuva. Os jovens também filmaram o acúmulo de cadeiras e mesas quebradas sem uso no pátio da escola.

Outro descaso citado é o estado do parque infantil que, segundo os estudantes, está abandonado há cerca de três anos. No local, há acúmulo de lixo e metais retorcidos, impossibilitando as crianças de desfrutarem do espaço. Os alunos se preocupam ainda com a parte coberta do pátio. Os estudantes lamentam que por conta das goteiras eles ficam impossibilitados de cantar o Hino Nacional.
"Estudo no local há nove anos e nunca vi o colégio ser pintado. Gosto de estudar aqui, estou aqui desde de criança, as coisas sempre foram meio ruins, mas parece que desde o ínicio do ano ficaram piores. Estamos sem merenda desde antes das férias, assim não dá para ficar", explica um dos alunos.

Os estudantes contam ainda que a qualidade das refeições caiu muito. "O almoço sempre teve arroz, feijão e uma carne. Hoje, quando tem é miojo ou canjica. O lanche que dão na entrada já foi bom, era achocolatado com pão ou biscoito. Atualmente, quando tem, é só refresco de caju ou maracujá", comenta um dos estudantes.
Um dos estudantes que gravou o vídeo conta que a merenda faz muita falta e que muitos dos alunos que não podem comprar na cantina tem que se sujeitar ao que a escola oferece. "Muitos de nós já se acostumaram à falta de lanche e ao colégio do jeito que é. Mas muitos alunos mais novos não entendem isso e sentem falta", pontua o jovem.


Além das reclamações apontadas, outra revindicação dos alunos é a volta dos passeios feitos pelo colégio. Eles contam que de vez em quando visitavam outras cidades para conhecer pontos turísticos e atividades culturais, mas desde o começo do ano essas visitas acabaram. " A alguns meses atrás tinham marcado um passeio para Araruama, tinhamos arrecadado algum dinheiro, mas foi cancelado porque não tinham ônibus da prefeitura para levar os alunos.", relata.
De acordo com a Assessoria de Comunicação de São Pedro da Aldeia, o secretário de educação Evaldo Bittencourt informou que uma nova visita da equipe de manutenção será feita na próxima segunda-feira (11). A equipe vai avaliar a construção para fazer os serviços emergênciais.
A Assessoria relata ainda que, em relação a cobertura do pátio, a Escola Municipal Vinhateiro foi incluída no projeto que planeja a reconstrução da cobertura do pátio do colégio. O projeto está na fase final de contratação dos serviços.

Eles informam ainda que as entregas dos alimentos será retomada a partir da próxima terça-feira (12) . Em relação os legumes e verduras na merenda escolar, a Prefeitura conta que os itens devem ser adquiridos dos produtores de alimentos da agricultura familiar por meio de chamada pública. E o atraso no repase se deu por conta de problemas burocráticos juntos aos agricultores familiares locais. A Prefeirtura está esperando os trâmites se normalizarem para retomar a entrega de legumes e verduras.
Quanto às excursões pedagógicas, a secretaria de educação têm veículos para excursão de alunos. Basta a direção da escola incluir o evento em seu projeto pedagógico e solicitar o agendamento do transporte.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informa ainda que a reforma completa da Escola Municipal Vinhateiro está prevista para o recesso escolar 2014/2015.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir