Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2014

Baleia Orca viva encalha em praia de Anchieta, Sul do ES
Animal tem cerca de cinco metros de comprimento e est� doente. Baleia foi avistada por populares que passavam pelo local.
Baleia Orca viva encalha em praia de Anchieta, Sul do ES
Foto: www.G1.globo.com

Uma baleia Orca de aproximadamente cinco metros de comprimento encalhou na praia da Boca da Baleia, em Anchieta, no Sul do Esp�rito Santo, na manh� desta quinta-feira (14). O animal foi avistado por populares que passavam pelo local e acionaram os �rg�os ambientais. Segundo a CTA Meio Ambiente, a baleia est� viva, mas doente.

O animal foi avistado por volta das 9h30. Ele est� h� aproximadamente tr�s metros da linha do mar e populares que est�o no local tentam mant�-lo vivo jogando baldes com �gua no mam�fero. Uma esp�cie de vala tamb�m est� sendo aberta na areia para que �gua do mar chegue at� a baleia.

O animal j� est� sendo atendido por veterin�rios do CTA. Equipes do Instituto de Pesquisa e Reabilita��o de Animais Marinhos (IPRAM) e uma unidade de atendimento m�vel est�o � caminho do local. O atendimento e tratamento da baleia ser� feito na praia.

Em entrevista ao jornal A Gazeta, o diretor do Instituto Orca, Lup�rcio Araujo, disse que � a primeira vez em 30 anos de profiss�o que ele v� uma Orca encalhar no litoral do Estado. "Em 30 anos trabalhando com estes animais (marinhos) � a primeira vez que vejo uma Orca no Estado", comentou.



Fonte: G1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir