Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2014

PMs suspeitos de abordarem jovem desaparecido não são afasta
Geovane Mascarenhas desapareceu após ser parado por PMs da Rondesp. Vídeo registrou ação; três suspeitos foram ouvidos e continuam trabalhando.
PMs suspeitos de abordarem jovem desaparecido não são afasta
Foto: g1.globo.com

Os três policiais militares da Rondas Especiais (Rondesp) suspeitos de abordarem um rapaz de 22 anos, que desapareceu no bairro da Calçada, em Salvador, não foram afastados do serviço, segundo informou a Polícia Militar.
Os PMs foram identificados e ouvidos na corregedoria da 14ª Companhia da PM, mas o conteúdo do depoimento ainda não foi revelado.
Geovane Mascarenhas de Santana está sumido desde o 2 de agosto. Segundo Jurandy Silva Santana, pai do rapaz, as imagens do circuito interno de segurança de um imóvel registraram o momento em que ele foi abordado e teve a moto levada por um dos PMs. Ao G1, Jurandy informou nesta quinta-feira (14) que permanece sem notícias do filho e que pretende fazer uma denúncia junto ao Ministério Público da Bahia.
A assessoria de comunicação da Polícia Militar afirma que, mesmo ainda em atividade, os policiais podem ser afastados a qualquer momento, conforme o avanço das investigações. O caso também está sendo acompanhado pela 2ª Delegacia, situada no bairro da Lapinha.

Agressão e sumiço
As imagens mostram o momento em que um homem, em uma motocicleta - que o pai afirma ser o filho Geovane Mascarenhas -, desce do veículo após abordagem policial. Pelas imagens, três policiais descem da viatura, sendo que um deles desfere um tapa no rosto do jovem, que estava com as mãos para o alto. Logo após, um outro PM chuta as pernas do jovem, que cai ajoelhado.

Ainda baseado nas imagens, o jovem é revistado e conversa com um dos PM"s, sendo que, em seguida, a moto dele é vistoriada. Durante a ação, algumas pessoas passam pelo local. Após a averiguação do veículo, um policial tira a moto da rua. Enquanto isso, as imagens mostram o porta-malas da viatura sendo aberto e depois fechado. O rapaz não aparece mais nas imagens. Toda a ação dura seis minutos. (Veja imagens da ação no vídeo acima).
Desespero da família
Após o sumiço, o pai do rapaz conta que prestou queixa em delegacias da região, foi até o Instituto Médico Legal (IML), ao presídio e hospitais, na esperança de encontrar notícia sobre o jovem. "Quando vou na delegacia me perguntam se ele não estava com droga. Mas ele não tinha nada. A moto era dele e o documento estava correto. Ele só estava sem capacete e não tinha habilitação, mas estava providenciando", conta Jurandy Silva.
Jurandy conta que Geovane tem duas passagens na polícia por roubos cometidos em 2011, mas respondeu pelos crimes. O pai afirma que o rapaz estava trabalhando e não tinha qualquer problema com a Justiça. "Ele tem uma filhinha de um ano e sete meses, trabalha fazendo limpeza de ônibus, mas está afastado", acrescenta.
"Ainda tenho esperança. Enquanto não acharem o corpo dele, eu tenho esperança. Estou na luta, uma angústia, vou em um lugar, em outro. Estou sem comer direito, sem dormir. Estou sofrendo. Ele não desapareceu do nada, ele foi levado. Será que é assim que a polícia tem que agir?", questionou.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir