Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2014

Brasil tem 6 universidades em ranking de 500 melhores
�ndice chin�s tem USP como �nica latino-americana entra as 150 melhores. Oito das dez melhores ficam nos Estados Unidos.
Brasil tem 6 universidades em ranking de 500 melhores
Foto: g1.globo.com

Seis universidades do Brasil est�o entre as 500 melhores do mundo, de acordo com ranking da Universidade Jiao Tong, de Xangai, publicado nesta sexta-feira (15). O �ndice reafirma a supremacia dos Estados Unidos no ensino superior.
Das seis institui��es brasileiras na lista, a melhor colocada � a Universidade de S�o Paulo (USP), que aparece na 144� posi��o. No ano passado, ela era a 147�. � a �nica da Am�rica Latina entre as 150 melhores do mundo.
As outras institui��es de ensino superior do Brasil no "Top 500 de Xangai" s�o a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, na 317� posi��o), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, em 318�), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362�), a Unicamp (365�) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421�).
Outras quatro universidades latino-americanas aparecem entre as 500 melhores do mundo: duas do Chile (Cat�lica e Universida do Chile), uma da Argentina (Universidade de Buenos Aires, UBA) e uma do M�xico (Universidade Nacional Aut�noma do M�xico, Unam).
A edi��o de 2014 do ranking universit�rio n�o apresenta muitas mudan�as em rela��o a 2013 e reafirma o dom�nio americano.
Harvard � considerada a melhor universidade do mundo, seguida por Stanford, MIT e Universidade da Calif�rnia. O Reino Unido � o outro pa�s que integra o exclusivo clube anglo-sax�o das 10 melhores universidades do mundo, com Cambridge (quinta posi��o) e Oxford (nona posi��o).
Na Europa continental, a ETH de Zurique (19�), a Universidade Pierre e Marie Curie de Paris (35�) e a Universidade de Copenhague (39�) s�o as tr�s melhores da regi�o.
A Universidade de T�quio (21) e a Universidade de Kioto (26) s�o apontadas como as melhores da �sia.
O �ndice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong da cidade chinesa. A classifica��o � muito aguardada em todo o mundo, mas tamb�m � objeto de cr�ticas por sua metodologia.
De acordo com os pesquisadores da Jiao Tong, a lista � baseada em uma s�rie de indicadores objetivos e informa��es fornecidas por terceiros.
A classifica��o se concentra nas pesquisas de ci�ncias exatas, em detrimento do ensino, algo muito mais dif�cil de quantificar.
Entre os crit�rios utilizados est� o n�mero de pr�mios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, o n�mero de medalhas Fields (consideradas equivalentes a um "Nobel de Matem�tica" e que teve o franco-brasileiro Artur Avila, do Impa, no Rio, entre os vencedores este ano), assim como o n�mero de artigos publicados em revistas exclusivamente de l�ngua inglesa como "Nature" e "Science".
A cada ano s�o avaliadas 1.200 universidades de todo o mundo, mas a lista inclui apenas as 500 melhores.
Veja a lista das 10 melhores universidades do mundo em 2014 de acordo com a classifica��o de Xangai:
1. Universidade Harvard (EUA)
2. Universidade Stanford (EUA)
3. Instituto Tecnol�gico de Massachusetts - MIT (EUA)
4. Universidade da Calif�rnia-Berkeley (EUA)
5. Universidade de Cambridge (Reino Unido)
6. Universidade de Princeton (EUA)
7. Instituto Tecnol�gico da Calif�rnia - Caltech (EUA)
8. Universidade Columbia (EUA)
9. Universidade de Chicago (EUA)
10. Universidade de Oxford (Reino Unido)

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir