Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2014

Dança muda história de crianças e adolescentes
Cordão Grupo de Dança existe há 9 anos em escola do bairro Renascença. Companhia é reconhecida internacionalmente e possui 52 premiações.
Dança muda história de crianças e adolescentes
Foto: g1.globo.com

O G1 continua a série de matérias especiais sobre pessoas e ações que mudaram a história dos teresinenses nos quatro cantos da cidade. Nesta sexta-feira (15), o exemplo vem do bairro Renascença III, onde a inclusão social de crianças e adolescentes foi feita através da dança. O Cordão Grupo de Dança há nove anos leva arte à periferia. Com 52 premiações locais, nacionais e internacionais, a companhia nasceu nas aulas de educação física ministradas pelo educador Roberto Freitas, na Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão. .
"Durante um ano observei o talento natural de alguns alunos, depois a própria escola começou a requisitar uma ou outra apresentação que, a partir de então, não tiveram como ficar de fora da programação das aulas. Começou então o início da divulgação da turma de dança que viria em 2005 a se chamar Cordão Grupo de Dança", lembra o idealizar do projeto Roberto Freitas.

Em 2011, o grupo deu voos mais altos ao se apresentar em Fortaleza num festival Norte-Nordeste e São Paulo na Competição Internacional de Dança, conquistando seis prêmios nos concursos.
A arte ajuda o aluno a se expressar e ter uma boa oratória"
Roberto Freitas, professor e coordenador do Cordão Grupo de Dança
"Os alunos ficaram admirados com o que eram capazes. Alguns deles nunca nem tinham saído do bairro. As apresentações serviram de motivação, divulgação do trabalho e nortearam a criação do grupo, com o desenvolvimento da dança enquanto linguagem educativa e não simplesmente performance de coreografias encomendadas para datas festivas", relatou o professor.
Ele revelou que o grupo encara os prêmios como resultado da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido e reflete no aumento da responsabilidade que estes trazem. "Fazer mais e melhor, buscando o educativo, artístico e social é o pensamento principal que move toda a equipe", destacou.
Para o coordenador, a arte ajuda o aluno a se expressar, ter uma boa oratória e ele sempre faz questão de passar para os estudantes que o desenvolvimento não é só o lado artístico, mas educacional como um todo, onde se vê o corpo a mente e a produção de tudo isso junto, aplicando na prática deles. "O que eu percebi foi uma mudança extraordinária na vida destes alunos. A partir da convivência com outras culturas e viagens, a vida deles se transformam e da comunidade também, pois os alunos levam este conhecimento para dentro de casa e isso acaba modificando a família", comentou.

Outros projetos
Devido ao reconhecimento do grupo, o professor Roberto Freitas montou este ano o projeto Estação Cordão de Cultura, no qual oferece aulas gratuitas de canto, dança e teatro para jovens e adultos da comunidade.
"Eu preciso capacitar meus alunos de dança e um artista tem que ser completo, precisa também cantar e encenar. Então montei este outro projeto, através do convênio entre a Associação dos Amigos do Balé de Teresina e a Secretaria Municipal da Juventude, com apoio da Associação dos Amigos do Cordão Grupo de Dança", disse.
Em menos de um ano da Estação Cordão de Cultura, 215 jovens já foram atendidos e 134 certificados de conclusão já foram expedidos para aqueles que atingiram um mínimo de frequência de 75% das aulas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir