Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2014

Sem poder se exercitar, cadeirante emagrece
Elba Monteiro tem S�ndrome de Down, cardiopatia e frouxid�o ligamentar. M�dica disse que ela n�o emagreceria; Eliane mudou alimenta��o da irm�.
Sem poder se exercitar, cadeirante emagrece
Foto: g1.globo.com

Elba L�cia Lins Monteiro, de 47 anos, tem S�ndrome de Down, cardiopatia, frouxid�o dos ligamentos e, por volta dos 30 anos, tornou-se cadeirante. Quando nasceu, os m�dicos lhe davam, no m�ximo, 25 anos de vida. Com a ajuda da irm� Eliane, no entanto, Elba perdeu peso e tem uma vida saud�vel.


Eliane Lins de Lima � oito anos mais velha que Elba, que ainda tem outros dois irm�os. Ela conta que a ca�ula come�ou a engordar a partir dos 12 anos. "Ela n�o era uma crian�a ativa, ent�o come�ou a engordar. Geralmente, crian�as com S�ndrome de Down s�o gordinhas, porque quando elas sentem que est�o saciadas, j� comeram muito", diz. Al�m disso, por causa dos problemas de sa�de de Elba, a m�e deixava a menina comer � vontade. "Ela comia macarr�o, muita macaxeira, p�o, tomava refrigerante."
Na pr�tica, Eliane sempre tomou conta da irm�, fato que se intensificou ap�s o falecimento da m�e, em . "Minha irm� fez um exame de cora��o e deu que ele estava inchado, devido � gordura. A� eu me preocupei. E ela come�ou a ter mais dificuldade de andar. Procurei uma endocrinologista e ela disse: �Infelizmente, n�o tem o que fazer, sua irm� n�o gasta calorias, ent�o, ela n�o tem como emagrecer�."
Eliane se recusou a aceitar que a irm� estava "condenada � obesidade". Na ocasi�o, mais de 15 anos atr�s, ela comprou revistas especializadas em sa�de, passou a assistir programas de televis�o que falassem sobre nutri��o e, com o tempo, aprendeu a mexer no computador para fazer pesquisas. Por conta pr�pria, Eliane foi fazendo adapta��es no card�pio da irm�. O primeiro passo, foi melhorar a qualidade da alimenta��o de Elba. "N�o tirei a alimenta��o da minha irm�, eu mudei. No in�cio, eu botava a mesma quantidade, s� mudando a qualidade. Aos poucos, fui reeducando. Hoje ela come um prato cheinho, mas n�o tanto quanto era antes", explica.
saiba mais
Ap�s desistir de cirurgia bari�trica, t�cnico gr�fico emagrece quase 80 kg
IMC: calcule se voc� est� no peso ideal
O que o Bem Estar j� te ensinou? Envie fotos e conte sua hist�ria
O caf� da manh� de Elba � composto basicamente de frutas, sempre variando as op��es para ela n�o enjoar, acompanhadas de castanha-do-par� e aveia. No almo�o, legumes cozidos no vapor, arroz integral, feij�o, uma por��o de carne, tudo acompanhado de duas colheres de linha�a dourada e mais duas de farelo de trigo e nada de l�quido. "Eu trituro a linha�a de dois em dois dias e boto na geladeira. Se for triturada muito tempo antes, ou se comprar j� triturada, ela perde nutrientes", explica. � tarde, um iogurte ou leite fermentando e, no jantar, inhame, cuscuz ou macaxeira. Nos finais de semana, Elba est� liberada para comer o que quiser, mas Eliane controla de perto as quantidades.
O exerc�cio � altamente importante, mas e quem n�o pode fazer? E quando a gente chega no m�dico e ele tira nossas esperan�as?"
Eliane Lima
Como Elba n�o consegue ficar em p� para subir na balan�a e se pesar, Eliane n�o sabe dizer ao certo quantos quilos ela perdeu, mas estima que seja algo em torno de 40 quilos. O emagrecimento, no entanto, pode ser medido nas roupas, que recuaram do manequim 50 para o 38 � resultado que a fam�lia vem conseguindo manter h� 17 anos. "O exerc�cio � altamente importante, mas e quem n�o pode fazer? E quando a gente chega no m�dico e ele tira nossas esperan�as? Eu gostaria de repassar a minha experi�ncia para que as pessoas que sofrem desse e de outros problemas n�o desistam", diz Eliane.
As duas irm�s, nascidas em Maragogi (AL), moram em Jaboat�o dos Guararapes (PE). Eliane n�o tem curso superior, estudou at� o ensino m�dio, � casada e tem duas filhas, de 30 e 32 anos. Uma delas, formou-se em nutri��o, por influ�ncia da m�e. Elba, antes fadada a ser obesa e a morrer jovem, tem 47 anos e todas as suas taxas � colesterol, triglic�rides e press�o � est�o normais.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir