Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2014

TRE inaugura sala de transmissão de propaganda eleitoral
Propaganda eleitoral começa nesta terça-feira (19). Conteúdos de candidatos serão disponibilizados via fibra.
TRE inaugura sala de transmissão de propaganda eleitoral
Foto: g1.globo.com

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou, nesta segunda-feira (18), a sala de transmissão da propaganda eleitoral gratuita que deve ser utilizada neste ano. No local, serão editados programas de candidatos a serem veiculados no período que antecede o dia 5 de outubro. Os conteúdos de candidatos serão disponibilizados para as empresas via fibra ótica, enquanto os programas dos partidos são entregues diretamente nas emissoras. A propaganda eleitoral gratuita começa nesta terça-feira (19). O órgão também iniciou procedimentos de testes de fotos e números de candidatos nas urnas.
A presidente do TRE, desembargadora Socorro Guedes, explicou que todos os partidos e coligações entregam a mídia pronta de seus candidatos à Justiça Eleitoral que repassa o material para a ilha de edição e, por meio de fibra ótica, o conteúdo é enviado para emissoras. Duas emissoras, em Manaus, são responsáveis por emitir o sinal para os outros canais.

"Antigamente cada emissora recebia seu material e algumas vezes a qualidade de som ou imagem apresentava problema e tornava a transmissão inviável. Agora, temos a possibilidade de assegurar que cada cidadão tenha a propaganda eleitoral gratuita em casa e possa conhecer as propostas dos candidatos", esclareceu a presidente.
O juiz coordenador da campanha eleitoral no estado, Henrique Veiga, explicou que a propaganda se divide inicialmente em duas etapas: a dos candidatos e dos partidos políticos. Ele ressaltou que na ilha de edição do TRE serão editadas apenas mídias referentes aos candidato. As propagandas dos partidos e coligações são entregues diretamente nas emissoras de rádio e televisão para veiculação.

Verificação de fotos
Nesta segunda-feira (18), o TRE deu início às checagens de fotos e números de candidatos nas urnas eletrônicas. Durante o procedimento, cada candidato ou representante comparece à Justiça Eleitoral para conferir se os dados inseridos estão corretos, caso haja erro em alguma informação, é feita uma petição solicitando a correção ao relator do processo, que pode aceitar ou não o pedido. Se for aceito, a retificação é feita.
A presidente do TRE disse que a ação é importante para desmistificar boatos de que o eleitor pode digitar o número de um candidato e aparecer a fotografia de outro. Segundo ela, nessa fase do processo eleitoral todos os dados são checados a fim de trazer transparência ao pleito.
Socorro Guedes informou ainda que em virtude da morte do presidenciável Eduardo Campos, na quarta-feira (13), dados do novo candidato serão alterados assim que o partido modificar oficialmente o candidato à presidência, uma vez que o fato aconteceu na fase de verificação de informações. O mesmo acontece em casos de renúncia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir