Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2014

Arte em pedra movimenta economia e marca estilo de cidade
Trabalho � respons�vel por 40% da economia de Coronel Xavier Chaves. Na cidade, pelo menos 50 fam�lias se dedicam ao of�cio.
Arte em pedra movimenta economia e marca estilo de cidade
Foto:g1.globo.com

Uma cidade de pouco mais de 3 mil habitantes � reconhecida pelo talento com as pedras em Minas Gerais. Em Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, a pedra � obra-prima para obras de artes que enfeitam jardins, ruas e pra�as.

O trabalho com as esculturas em pedra � respons�vel por 40% da economia local. Na cidade, pelo menos 50 fam�lias se dedicam ao of�cio que j� se tornou tradi��o. Entre os principais compradores das artes produzidas em Coronel Xavier Chaves est�o os estados de S�o Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

Al�m do mercado nacional, a produ��o das esculturas vem ganhando espa�o internacionalmente. O artes�o Luciano Assun��o estava em Portugal, onde foi apresentar as t�cnicas desenvolvidas na cidade mineira. "Uma coisa que n�s temos, uma facilidade configurativa que eu pude perceber que nem todos conseguem l� na Europa, at� porque � um trabalho muito demorado para eles", explicou.

Um bom exemplo das artes produzidas em pedra � a Igreja Nossa Senhora do Ros�rio, primeira constru�da na cidade, ainda no in�cio do s�culo XVIII, por m�o de obra escrava. Na constru��o, funda��o, paredes e interior da igreja, todo o material utilizado s�o pedras, retiradas da regi�o. Os trabalhos em pedra sab�o, granito e gnaisse garantem a identidade do munic�pio.

Francisco Sales � um dos escultores mais tradicionais do local. Ele come�ou as obras dele em madeira, mas descobriu os encantos de trabalhar a pedra. Hoje, segundo ele, existe fila de espera para as encomendas, que podem levar meses para ficarem conclu�das. "Pe�a nenhuma tem tempo, porque um dia que voc� est� capacitado a trabalhar, com a mente mais aberta, rende muito. Outro dia voc� n�o est�. Ent�o, � melhor voc� ir para casa", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir